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Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
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Gabriel Francisco
Eskyz
Eskiel
Matheus290
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Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Intermediário
Página 1 de 1
Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Eaí pessoal, tudo bem? Hoje vou ensinar a vocês a fazer um movimento custom. Mas, se prepare, será um tutorial LONGO!
Bom, vamos lá.
Para começar, vou explicar uma coisa. Esse tuto vai usar apenas o básico do Custom. Não vai ensinar com Seno e Cosseno (que é mais preciso), não vai mexer com ângulos nem nada disso. Apenas o básico mesmo.
Lembrando que, X é Horizontal e Y é Vertical. Se não sabe o que é cada um deles, lembre-se, quando você olha longe, é o Horizonte. A linha do Horizonte é assim: ___________ Então, X é _______ Y é |
Px é Pixel. Então quando você ler 1px, 10px, 5px é 1 pixel, 10 pixels e 5 pixels respectivamente. Pixels são esses quadradinhos do seu monitor que cria as imagens. Se você não consegue ver os Pixels do seu monitor, é pq tem um monitor de LED de resolução muito grande kkkkkk
Preste muita atenção em todos os detalhes desse tutorial. Tudo o que tem aqui, você precisa ler e entender. Não avance um passo sem entender o de antes. Tente interpretar os eventos. Se você não conseguir pegar a lógica, não conseguirá entender esse tutorial.
----------
Primeiramente usarei isso aqui:
(Aproveite e baixe essa imagem. Crie esses sensores exatamente com os nomes que eu coloquei.)
Deixe assim:
Agora, com tudo criado, renomeado, organizado, clique no Personagem (o bloco preto) e renomeie os Alterables Values:
Defina o valor "Aceleração" pro valor que quiser. Eu vou deixar como 7. Mas pode deixar o valor que quiser.
Pronto. Feito. Vamos para o Event Editor.
Primeira coisa a fazer, é definir que, todos os Sensores e o Personagem sempre estarão na posição deles + VelX e VelY do Personagem. Portanto:
Nossa, mas vai demorar demais para ir criando evento por evento, não tem uma maneira mais prática?
Tem sim! Veja:
É só você ir arrastando a imagem do sensor do lado esquerdo para o lado direito. Simples!
Agora, vamos começar com o movimento horizontal.
Primeiramente, queremos que, quando pressionamos Direita, o objeto mova para a direita. Mas apenas se não tiver colidindo com um obstáculo. Se colidir, para na hora. E a velocidade será crescente. A força de aceleração será o valor definido no valor "Aceleração".
Então vamos fazer:
Entendendo o que aconteceu aí. Quando os sensores não estiverem colidindo com a parede + pressionando direita -> Adiciona a Aceleração (dividido por 10) na Velocidade. Ou seja, se a Aceleração for 0, vai adicionar 0 pra Velocidade X. Se a Aceleração for 25, vai adicionar 2.5 à Velocidade X.
Tio, por que você colocou Dividido por 10?
Para ter mais "opções" de velocidade. Se deixar normal, imagina só, você clica pra Direita e adiciona 2 à velocidade X. O carinha vai voar. Não dá certo. Tem que ser dividido por 10 para ficar mais suave e real.
Agora, vamos criar a desaceleração e colisão.
Nem vou falar, tenta você descobrir. Tente entender. Interprete. XD
Se você não conseguiu entender, não passe pra próxima etapa. Se conseguiu, passe. Pois agora entrará o looping.
Como fazer o Looping?
Simples. Se o sensor Direita (o fininho) estiver Colidindo (não se colidir... SE ESTIVER COLIDINDO) ---> inicia um Looping 40 vezes com o nome de Direita.
Se o "Direita" estiver em Looping e o sensor Direita AINDA ESTIVER COLIDINDO ---> Define a posição do Personagem e outros Sensores para X-1 e muda a velocidade X para 0.
Veja a imagem para entender melhor:
Tio Thetheus, eu fui testar o jogo e, a colisão tá funcionando certinho. Mas tem um problema. Quando eu ando só um pouquinho e solto o botão, ele começa a andar pra esquerda. Por que?
Por causa da Desaceleração. Mas espere, já nós corrigimos isso. Vamos criar a movimentação esquerda.
Como fazer a movimentação para o lado esquerdo? Simples, faça exatamente o que você fez com o Lado direito, mas para o esquerdo. Substituindo os sensores e nomes de looping. Não esqueça de inverter os valores X.
Vê? Idêntico! Mas, agora vamos ver se ainda está dando o problema de "andar ao contrário".
...TESTANDO...
Não? Ótimo. Ainda tá? Então, adicione o Personagem no Debug e veja qual é o número que fica em VelX.
Aqui no meu caso, deixando a aceleração = 7, dá problema nos valores 1.4 e 0.7. Então, é simples:
Vocês só terão esse problema se deixarem o valor da Aceleração maior ou igual a 5. Pois, 5 + 5 = 10, que lá vai ser 1.0. Ou seja, se não "desacelerar até o zero", vai ficar andando 1px ainda. Então, fazendo esse evento que eu mostrei, acaba com esse problema.
Simples, não é mesmo? Vamos fazer o movimento Vertical agora.
Primeiro, para fazer com que tenha gravidade:
Se sensores Baixo e Baixo 2 não estiverem colidindo ---> Adiciona Gravidade (dividido por 10) em VelY
Como na imagem a seguir:
E agora, você tem que fazer um Looping, para que, quando o Baixo colida com o Obstáculo, mudar a velocidade para 0 e todos os sensores, junto com o personagem, suba 1px. Ou seja, -1px em Y.
Tente fazer você mesmo. Se não conseguir, olhe a imagem:
Para fazer o pulo, veja a lógica: "Sensor Baixo 2 está colidindo com o chão + a velocidade Y = 0, se eu pressionar Pulo, será adicionado ao valor "VelY" o valor "Pulo" dividido por 10 e também mudará o valor Pulando de 0 para 1"
Ah, não esqueça disso:
Para que isso dê certo, não esqueça de definir o valor do Pulo para um número negativo. Eu coloquei -15 e não ficou muito alto, ficou na média, afinal, a Gravidade eu deixei 9 e ficou muito forte.
Pronto! Movimento básico terminado! Agora só você colocar, praticamente, os mesmos eventos de Esquerda/Direita para Cima e acabou.
Só isso, Tio Thetheus?
Só! Simples, não é mesmo?
Bom, isso foi o basico dos básicos. Espero que tenham gostado. Pois agora, vamos dar uma aumentada na engine. Achou que tinha acabado o tuto nééé?? kkkkkkk
Ótimo, vamos lá.
Você reparou que a Velocidade X e Y estão sem limites, não é mesmo? Ou seja, se você segurar o Direita durante uns 3 minutos, o VelX vai a valores absurdos, então, vamos definir um limite. Como?
Você tem duas formas. Definir direto no Event Editor ou nos Valores. Pelo Event Editor é só colocar "Quando VelX for Maior ou Igual a 5 ---> Set VelX to 5", ou seja, se a velocidade passar de 5, ela vai voltar a 5. Mas eu quero mostrar pelo jeito "editável". As duas formas são, mas para deixar mais bonitinho e organizado, vamos usar os Valores.
Crie os valores restantes:
Pronto, agora nas acelerações (X e Y), defina o limite de velocidade.
---------------
Agora, você percebeu que tem certos bugs? Então, eu sabia que certos eventos que coloquei dariam bugs. Cabe a você RETIRÁ-LOS! kkkkkk Vamos ver se você aprendeu mesmo.
---------------
Já retirou os bugs? Ótimo, agora, vamos melhorar a descida, para que o personagem não fique dando pulinhos.
Primeiramente, crie dois sensores assim:
Renomeie para Esquerda-Chão e Direita-Chão. Alinhe-os com o personagem como na imagem.
Não esqueça de definir as posições deles no Personagem no Event Editor. Todos os eventos que mexe com posição dos sensores (aqueles de Looping)... Y+1, X+1, X-1 e Y-1. Todos.
Agora, a mágica:
Vou explicar o que aconteceu nesses eventos.
Se o Direita-Chão e Esquerda-Chão estiverem colidindo com o chão
+ Baixo não estiver colidindo com o chão
+ Não estiver Pulando
+ Velocidade Vertical (Y) estiver menor que 4 --------------------> Começa o Looping Slope 40 vezes
Por que o "Não estiver pulando"?
Porque se você não colocar isso, quando clicar pra pular, o carinha não vai sair do chão.
Por que o "VelY menor que 4"?
Porque se ficar maior, quando você estiver caindo de um lugar alto, quando chegar perto do chão e os sensores magnéticos (do slope) encostarem no chão, já vão te mandar pra lá. E não é isso que queremos.
Agora:
Looping "Slope" estiver rodando
+ Direita-Chão e Esquerda-Chão estiverem colidindo com o chão
+ Baixo não estiver colidindo com o chão
+ Não estiver Pulando
+ Velocidade Vertical (Y) estiver menor que 4 --------------------> Faz todos os sensores e o personagem descer
Entendeu? É pura lógica!
Por exemplo: Quer criar um Pulo duplo?
Quer fazer com que o personagem, quando colidir com a parede, segurando o pulo, kicke?
Sei lá cara, inventa! Crie coisas loucas! Faça! Pense e transforme em engine!
DO IT!
Para as animações é muito simples, apenas crie as restrições e definições. Por exemplo:
E assim por diante.
Tem horas que meu personagem não quer pular quando está descendo a rampa. Por que isso?
Você já viu o Debug? Viu que, quando desce a rampa, o VelY varia? Isso porque o Looping Slope tá jogando o personagem e os sensores para baixo, mas ainda há uma certa "desgrudada" do chão. Você não percebe, mas nos valores isso varia. Para corrigir isso, coloque mais um sensor em baixo do Baixo 2. Renomeie para Pulo. Agora, ao invés de "Quando Baixo 2 estiver colidindo + Pressionar Pulo ---> Pular" você coloca "Quando Pulo estiver colidindo +..." Entendeu?
Quando você continuar editar por si mesmo, alguns bugs irão aparecer. Isso é inevitável. Então, tente resolvê-los sozinho.
Você, que está lendo esse tópico e fazendo o passo-a-passo, poste aí sua engine como ficou. Se tiver problemas, poste aí no tópico. Pode ter certeza, outras pessoas terão o mesmo problema que você. Pode até não ser o mesmo, mas parecido, e a resolução é a mesma.
Ah, certos eventos nesse tutorial eu retirei da minha engine. Pois estavam causando alguns bugs chatos. Você pode retirar também, são as colisões do Direita 2 e Esquerda 2. Deixe apenas para Esquerda e Direita normais. O Direita 2 e Esquerda 2 é usado no Movimento Avançado e eu acabei confundindo. Mas é bom tê-los aí para criar um Kick na parede ou uma forma de escalar (como no MegaMan X)
Bom, o tuto fica por aqui. Obrigado a todos!! Não deixe de comentar. Se achou o tuto mal explicado ou difícil de entender, me avise! Tentarei deixar mais simples ainda!
Em breve, a versão avançada de Movimento Custom. FUI!
-----------
É o seguinte. Você, leitor, que está suando pra consertar os bugs, primeiramente quero pedir perdão por minha INFANTILIDADE e DESATENÇÃO por esses bugs. Faz anos que escrevi essa matéria, eu não sei o que tinha na cabeça quando fiz isso. Caso você queria consertá-los e ter um movimento perfeitamente funcional, peço para que veja essas imagens e faça elas nos eventos. Lembrando que eu não usei os sensores Direita 2, Esquerda 2 e Cima 2. Usá-los fica a seu critério.
Dentro do Spoiler, há uma imagem mostrando o tamanho dos sensores (todos iguais da primeira imagem do tutorial, exceto os de Slope, que aumentei consideravelmente) e o posicionamento deles. Use esse padrão para consertar alguns bugs.
Outro detalhe é que há um evento que posiciona os sensores no centro do personagem, porém, eles continuam nas extremidades do retângulo. Isso é porque o Hotspot dos sensores estão simulando a posição deles em relação ao personagem. Por exemplo, o hotspot do sensor Esquerda é (17,17). O hotspot do sensor Slope Esquerda é (5,-25). Então, posicione corretamente os hotspots dos sensores para que não haja bugs.
Acredito que depois desse edit, o tutorial foi praticamente inválido. Exceto pela explicação.
Bom, vamos lá.
Para começar, vou explicar uma coisa. Esse tuto vai usar apenas o básico do Custom. Não vai ensinar com Seno e Cosseno (que é mais preciso), não vai mexer com ângulos nem nada disso. Apenas o básico mesmo.
Lembrando que, X é Horizontal e Y é Vertical. Se não sabe o que é cada um deles, lembre-se, quando você olha longe, é o Horizonte. A linha do Horizonte é assim: ___________ Então, X é _______ Y é |
Px é Pixel. Então quando você ler 1px, 10px, 5px é 1 pixel, 10 pixels e 5 pixels respectivamente. Pixels são esses quadradinhos do seu monitor que cria as imagens. Se você não consegue ver os Pixels do seu monitor, é pq tem um monitor de LED de resolução muito grande kkkkkk
Preste muita atenção em todos os detalhes desse tutorial. Tudo o que tem aqui, você precisa ler e entender. Não avance um passo sem entender o de antes. Tente interpretar os eventos. Se você não conseguir pegar a lógica, não conseguirá entender esse tutorial.
----------
Primeiramente usarei isso aqui:
(Aproveite e baixe essa imagem. Crie esses sensores exatamente com os nomes que eu coloquei.)
Deixe assim:
Agora, com tudo criado, renomeado, organizado, clique no Personagem (o bloco preto) e renomeie os Alterables Values:
Defina o valor "Aceleração" pro valor que quiser. Eu vou deixar como 7. Mas pode deixar o valor que quiser.
Pronto. Feito. Vamos para o Event Editor.
Primeira coisa a fazer, é definir que, todos os Sensores e o Personagem sempre estarão na posição deles + VelX e VelY do Personagem. Portanto:
Nossa, mas vai demorar demais para ir criando evento por evento, não tem uma maneira mais prática?
Tem sim! Veja:
É só você ir arrastando a imagem do sensor do lado esquerdo para o lado direito. Simples!
Agora, vamos começar com o movimento horizontal.
Primeiramente, queremos que, quando pressionamos Direita, o objeto mova para a direita. Mas apenas se não tiver colidindo com um obstáculo. Se colidir, para na hora. E a velocidade será crescente. A força de aceleração será o valor definido no valor "Aceleração".
Então vamos fazer:
Entendendo o que aconteceu aí. Quando os sensores não estiverem colidindo com a parede + pressionando direita -> Adiciona a Aceleração (dividido por 10) na Velocidade. Ou seja, se a Aceleração for 0, vai adicionar 0 pra Velocidade X. Se a Aceleração for 25, vai adicionar 2.5 à Velocidade X.
Tio, por que você colocou Dividido por 10?
Para ter mais "opções" de velocidade. Se deixar normal, imagina só, você clica pra Direita e adiciona 2 à velocidade X. O carinha vai voar. Não dá certo. Tem que ser dividido por 10 para ficar mais suave e real.
Agora, vamos criar a desaceleração e colisão.
Nem vou falar, tenta você descobrir. Tente entender. Interprete. XD
Se você não conseguiu entender, não passe pra próxima etapa. Se conseguiu, passe. Pois agora entrará o looping.
Como fazer o Looping?
Simples. Se o sensor Direita (o fininho) estiver Colidindo (não se colidir... SE ESTIVER COLIDINDO) ---> inicia um Looping 40 vezes com o nome de Direita.
Se o "Direita" estiver em Looping e o sensor Direita AINDA ESTIVER COLIDINDO ---> Define a posição do Personagem e outros Sensores para X-1 e muda a velocidade X para 0.
Veja a imagem para entender melhor:
Tio Thetheus, eu fui testar o jogo e, a colisão tá funcionando certinho. Mas tem um problema. Quando eu ando só um pouquinho e solto o botão, ele começa a andar pra esquerda. Por que?
Por causa da Desaceleração. Mas espere, já nós corrigimos isso. Vamos criar a movimentação esquerda.
Como fazer a movimentação para o lado esquerdo? Simples, faça exatamente o que você fez com o Lado direito, mas para o esquerdo. Substituindo os sensores e nomes de looping. Não esqueça de inverter os valores X.
Vê? Idêntico! Mas, agora vamos ver se ainda está dando o problema de "andar ao contrário".
...TESTANDO...
Não? Ótimo. Ainda tá? Então, adicione o Personagem no Debug e veja qual é o número que fica em VelX.
Aqui no meu caso, deixando a aceleração = 7, dá problema nos valores 1.4 e 0.7. Então, é simples:
Vocês só terão esse problema se deixarem o valor da Aceleração maior ou igual a 5. Pois, 5 + 5 = 10, que lá vai ser 1.0. Ou seja, se não "desacelerar até o zero", vai ficar andando 1px ainda. Então, fazendo esse evento que eu mostrei, acaba com esse problema.
Simples, não é mesmo? Vamos fazer o movimento Vertical agora.
Primeiro, para fazer com que tenha gravidade:
Se sensores Baixo e Baixo 2 não estiverem colidindo ---> Adiciona Gravidade (dividido por 10) em VelY
Como na imagem a seguir:
E agora, você tem que fazer um Looping, para que, quando o Baixo colida com o Obstáculo, mudar a velocidade para 0 e todos os sensores, junto com o personagem, suba 1px. Ou seja, -1px em Y.
Tente fazer você mesmo. Se não conseguir, olhe a imagem:
Para fazer o pulo, veja a lógica: "Sensor Baixo 2 está colidindo com o chão + a velocidade Y = 0, se eu pressionar Pulo, será adicionado ao valor "VelY" o valor "Pulo" dividido por 10 e também mudará o valor Pulando de 0 para 1"
Ah, não esqueça disso:
Baixo Colides Backdrop ---> Set Pulando to 0
Para que isso dê certo, não esqueça de definir o valor do Pulo para um número negativo. Eu coloquei -15 e não ficou muito alto, ficou na média, afinal, a Gravidade eu deixei 9 e ficou muito forte.
Pronto! Movimento básico terminado! Agora só você colocar, praticamente, os mesmos eventos de Esquerda/Direita para Cima e acabou.
Só isso, Tio Thetheus?
Só! Simples, não é mesmo?
Bom, isso foi o basico dos básicos. Espero que tenham gostado. Pois agora, vamos dar uma aumentada na engine. Achou que tinha acabado o tuto nééé?? kkkkkkk
Ótimo, vamos lá.
Você reparou que a Velocidade X e Y estão sem limites, não é mesmo? Ou seja, se você segurar o Direita durante uns 3 minutos, o VelX vai a valores absurdos, então, vamos definir um limite. Como?
Você tem duas formas. Definir direto no Event Editor ou nos Valores. Pelo Event Editor é só colocar "Quando VelX for Maior ou Igual a 5 ---> Set VelX to 5", ou seja, se a velocidade passar de 5, ela vai voltar a 5. Mas eu quero mostrar pelo jeito "editável". As duas formas são, mas para deixar mais bonitinho e organizado, vamos usar os Valores.
Crie os valores restantes:
Pronto, agora nas acelerações (X e Y), defina o limite de velocidade.
---------------
Agora, você percebeu que tem certos bugs? Então, eu sabia que certos eventos que coloquei dariam bugs. Cabe a você RETIRÁ-LOS! kkkkkk Vamos ver se você aprendeu mesmo.
---------------
Já retirou os bugs? Ótimo, agora, vamos melhorar a descida, para que o personagem não fique dando pulinhos.
Primeiramente, crie dois sensores assim:
Renomeie para Esquerda-Chão e Direita-Chão. Alinhe-os com o personagem como na imagem.
Não esqueça de definir as posições deles no Personagem no Event Editor. Todos os eventos que mexe com posição dos sensores (aqueles de Looping)... Y+1, X+1, X-1 e Y-1. Todos.
Agora, a mágica:
Vou explicar o que aconteceu nesses eventos.
Se o Direita-Chão e Esquerda-Chão estiverem colidindo com o chão
+ Baixo não estiver colidindo com o chão
+ Não estiver Pulando
+ Velocidade Vertical (Y) estiver menor que 4 --------------------> Começa o Looping Slope 40 vezes
Por que o "Não estiver pulando"?
Porque se você não colocar isso, quando clicar pra pular, o carinha não vai sair do chão.
Por que o "VelY menor que 4"?
Porque se ficar maior, quando você estiver caindo de um lugar alto, quando chegar perto do chão e os sensores magnéticos (do slope) encostarem no chão, já vão te mandar pra lá. E não é isso que queremos.
Agora:
Looping "Slope" estiver rodando
+ Direita-Chão e Esquerda-Chão estiverem colidindo com o chão
+ Baixo não estiver colidindo com o chão
+ Não estiver Pulando
+ Velocidade Vertical (Y) estiver menor que 4 --------------------> Faz todos os sensores e o personagem descer
Entendeu? É pura lógica!
Por exemplo: Quer criar um Pulo duplo?
Pulando = 1
+ VelY > 0
+ Pressiona Pulo ---> Add "Pulo" to VelY e Set Pulando to 2
Quer fazer com que o personagem, quando colidir com a parede, segurando o pulo, kicke?
VelY <> 0
+ Direita 2 está colidindo com a Parede
+ Player 1 está pressionando Right
+ Player 1 pressiona Pulo ---------------> Set VelY to -11, Set VelX to -4
Sei lá cara, inventa! Crie coisas loucas! Faça! Pense e transforme em engine!
DO IT!
Para as animações é muito simples, apenas crie as restrições e definições. Por exemplo:
VelY = 0
+ VelX > 0 ---> Set Animation to Walking
VelY < 0 ---> Set Animation to Jumping
VelY > 0 ---> Set Animation to Falling
E assim por diante.
Tem horas que meu personagem não quer pular quando está descendo a rampa. Por que isso?
Você já viu o Debug? Viu que, quando desce a rampa, o VelY varia? Isso porque o Looping Slope tá jogando o personagem e os sensores para baixo, mas ainda há uma certa "desgrudada" do chão. Você não percebe, mas nos valores isso varia. Para corrigir isso, coloque mais um sensor em baixo do Baixo 2. Renomeie para Pulo. Agora, ao invés de "Quando Baixo 2 estiver colidindo + Pressionar Pulo ---> Pular" você coloca "Quando Pulo estiver colidindo +..." Entendeu?
Quando você continuar editar por si mesmo, alguns bugs irão aparecer. Isso é inevitável. Então, tente resolvê-los sozinho.
Você, que está lendo esse tópico e fazendo o passo-a-passo, poste aí sua engine como ficou. Se tiver problemas, poste aí no tópico. Pode ter certeza, outras pessoas terão o mesmo problema que você. Pode até não ser o mesmo, mas parecido, e a resolução é a mesma.
Ah, certos eventos nesse tutorial eu retirei da minha engine. Pois estavam causando alguns bugs chatos. Você pode retirar também, são as colisões do Direita 2 e Esquerda 2. Deixe apenas para Esquerda e Direita normais. O Direita 2 e Esquerda 2 é usado no Movimento Avançado e eu acabei confundindo. Mas é bom tê-los aí para criar um Kick na parede ou uma forma de escalar (como no MegaMan X)
Bom, o tuto fica por aqui. Obrigado a todos!! Não deixe de comentar. Se achou o tuto mal explicado ou difícil de entender, me avise! Tentarei deixar mais simples ainda!
Em breve, a versão avançada de Movimento Custom. FUI!
-----------
EDIT EXTREMAMENTE IMPORTANTE, LEIA!!!
É o seguinte. Você, leitor, que está suando pra consertar os bugs, primeiramente quero pedir perdão por minha INFANTILIDADE e DESATENÇÃO por esses bugs. Faz anos que escrevi essa matéria, eu não sei o que tinha na cabeça quando fiz isso. Caso você queria consertá-los e ter um movimento perfeitamente funcional, peço para que veja essas imagens e faça elas nos eventos. Lembrando que eu não usei os sensores Direita 2, Esquerda 2 e Cima 2. Usá-los fica a seu critério.
Dentro do Spoiler, há uma imagem mostrando o tamanho dos sensores (todos iguais da primeira imagem do tutorial, exceto os de Slope, que aumentei consideravelmente) e o posicionamento deles. Use esse padrão para consertar alguns bugs.
Outro detalhe é que há um evento que posiciona os sensores no centro do personagem, porém, eles continuam nas extremidades do retângulo. Isso é porque o Hotspot dos sensores estão simulando a posição deles em relação ao personagem. Por exemplo, o hotspot do sensor Esquerda é (17,17). O hotspot do sensor Slope Esquerda é (5,-25). Então, posicione corretamente os hotspots dos sensores para que não haja bugs.
- Abra aqui e veja os eventos:
Acredito que depois desse edit, o tutorial foi praticamente inválido. Exceto pela explicação.
Última edição por Matheus290 em Ter 01 Jul 2014, 19:53, editado 1 vez(es)
Matheus290- Administrador
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Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Nossa mano fico demais o tutorial eu vou seguir ele hoje a tarde agora eu to esperando a van =S
1:07 da manhã kkkk seu viciado kkkkkkkkkkk
vlw kra, vlw msm +1 pra vc xDDD
PS:(Perdoe seu gato kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
1:07 da manhã kkkk seu viciado kkkkkkkkkkk
vlw kra, vlw msm +1 pra vc xDDD
PS:(Perdoe seu gato kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
1h da manhã é viciado? KKKKKKK 1h da manhã é normal, viciado é ligar o PC as 6:20 antes de ir pra escola kkkkkkk
Isso sim é viciado! kkkkkkkk
Valeu!
Já perdoei XD Mas depois eu fui dormir e ele ficou miando no corredor durante uns 10min... aff...
-----------------------
Lembrando que nesse tuto, coloquei várias coisas que depois vocês terão que tirar. Pra evitar uns bugs chatos.
Ah, esse Mov. Custom é intermediário. Ou seja, ele é fácil de customizar, simples de fazer mas um pouco limitado. Já o Mov. Custom Avançado ele é fácil de customizar também, um pouco mais complicado de fazer e praticamente sem limites.
Então, recomendo que aprendam BEM esse tutorial. Mas aprendam de verdade! Se não nunca vão sair do básico.
Esse tutorial não serve apenas para movimento de plataforma, ajuda vocês em 2D visto de cima também. É só não colocar a gravidade...
Mas é isso, aprendam mesmo! Quero ver depois as engines postadas aqui para eu avaliar MUAHAHAHAHHA
Isso sim é viciado! kkkkkkkk
Valeu!
Já perdoei XD Mas depois eu fui dormir e ele ficou miando no corredor durante uns 10min... aff...
-----------------------
Lembrando que nesse tuto, coloquei várias coisas que depois vocês terão que tirar. Pra evitar uns bugs chatos.
Ah, esse Mov. Custom é intermediário. Ou seja, ele é fácil de customizar, simples de fazer mas um pouco limitado. Já o Mov. Custom Avançado ele é fácil de customizar também, um pouco mais complicado de fazer e praticamente sem limites.
Então, recomendo que aprendam BEM esse tutorial. Mas aprendam de verdade! Se não nunca vão sair do básico.
Esse tutorial não serve apenas para movimento de plataforma, ajuda vocês em 2D visto de cima também. É só não colocar a gravidade...
Mas é isso, aprendam mesmo! Quero ver depois as engines postadas aqui para eu avaliar MUAHAHAHAHHA
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
É eu costumo entrar as 6:20 msm
de vez em quando meu gato fica miando assim msm... só que nem da nada não ele sobe nos pés da cama e dormi xD
de vez em quando meu gato fica miando assim msm... só que nem da nada não ele sobe nos pés da cama e dormi xD
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Só que a minha casa é separada. Os quartos com o resto da casa. É separada por um corredor. A gente tranca esse corredor e deixa o gato do outro lado.
Meu pai é muito assustado e não gosta de bicho. E ele disse que se um dia ele acorda com o Gato na cama dele ele vai dar um chute e matar ele... Então, é melhor deixar ele do outro lado.
E mesmo se ficar no meu quarto, ele fica mordendo meu pé, pula na minha cara...
Ele não para quieto.
----------
Mas aí, conseguiu seguir o tuto?
Meu pai é muito assustado e não gosta de bicho. E ele disse que se um dia ele acorda com o Gato na cama dele ele vai dar um chute e matar ele... Então, é melhor deixar ele do outro lado.
E mesmo se ficar no meu quarto, ele fica mordendo meu pé, pula na minha cara...
Ele não para quieto.
----------
Mas aí, conseguiu seguir o tuto?
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Ficou lindo, uma obra prima *_*
Mas estou sem tempo de ler.
Esse mov custom é o tradicional certo? Nunca consegui fazer =|
Mas estou sem tempo de ler.
Esse mov custom é o tradicional certo? Nunca consegui fazer =|
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Eu ainda estou estudando, mas com certeza vou conseguir!
Meu curso de inglês é ás 8:20 e saio ás 7:40 más acordo ás 5:40 pro banho, 6:00 já acabo o banho(sou muito demorado, até agora não estourou o chuveiro, hehehe), o resto do tempo direto pro lindo PC! Viciado não?
Meu curso de inglês é ás 8:20 e saio ás 7:40 más acordo ás 5:40 pro banho, 6:00 já acabo o banho(sou muito demorado, até agora não estourou o chuveiro, hehehe), o resto do tempo direto pro lindo PC! Viciado não?
Gabriel Francisco- Usuário
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Eskyz escreveu:Ficou lindo, uma obra prima *_*
Mas estou sem tempo de ler.
Esse mov custom é o tradicional certo? Nunca consegui fazer =|
kkkkkkkkkk valeu! E olha que eu não detalhei muitas coisas, pois quero ver se o povo vai conseguir "detectar" o erro. Mas de qualquer forma, eu farei um tutorial novo em breve, e substituirei por esse aqui (na verdade, não é um tuto novo, apenas uma edição e complemento). Mas valeu! Sim, é o tradicional. Com esse tuto, irá! Só uma dica, ignore os Sensores Direita 2 e Esquerda 2. Eu não sei no que eu estava pensando quando coloquei eles aí kkkkkk
Gabriel Francisco escreveu: Eu ainda estou estudando, mas com certeza vou conseguir!
Meu curso de inglês é ás 8:20 e saio ás 7:40 más acordo ás 5:40 pro banho, 6:00 já acabo o banho(sou muito demorado, até agora não estourou o chuveiro, hehehe), o resto do tempo direto pro lindo PC! Viciado não?
Isso aí cara!
kkkkkkkk É bom aprender inglês! XD Ajuda bastante no MMF.
Matheus290- Administrador
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Eu já to a 4 anos no curso, acabo o básico esse ano e vou pro intermediario no ano que vem, GRAÇAS A DEUS!
Gabriel Francisco- Usuário
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Ate que enfim Matheus!
To no computador de um amigo meu que e seu chara! (aqui nao ta funfando acentos)
To no computador de um amigo meu que e seu chara! (aqui nao ta funfando acentos)
Sonic_BR- Usuário
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Gabriel Francisco escreveu: Eu ainda estou estudando, mas com certeza vou conseguir!
Meu curso de inglês é ás 8:20 e saio ás 7:40 más acordo ás 5:40 pro banho, 6:00 já acabo o banho(sou muito demorado, até agora não estourou o chuveiro, hehehe), o resto do tempo direto pro lindo PC! Viciado não?
Eu chego em casa 1hr da tarde e entro direto no pc... saio meia noite.... SIM EU GANHEI NO VICIO kkkkkkkkkkkk
Matheus tem um erro ae? kkkkk tenso =Spois quero ver se o povo vai conseguir "detectar" o erro
ahhhh isso que tava dando erro aqui... ele relava na parede da esquerda a parava ai eu tirei os eventos do sensor esquerda 2 e funciono normal... o estranho é que mesmo com os eventos do sensor direita 2 ele parava normal na direita 2 kkkk mais vlw xDSó uma dica, ignore os Sensores Direita 2 e Esquerda 2. Eu não sei no que eu estava pensando quando coloquei eles aí kkkkkk
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Também. Mas tem mais um. E esse, foi proposital.
Matheus290- Administrador
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
kkkkkkkkkk cruel kkkk eu fiquei mto bugado por ele relar na parede a parar* kkkkkk
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
cadê as imagens?
jeguemei- Usuário
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Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
só foi uma pergunta, as imagens do tutorial sumiram. então porque não apagam esse tutorial ja que ele não tem utilidade? sem as imagens ninguém vai pra canto nenhum nessa explicação.
jeguemei- Usuário
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Data de inscrição : 02/11/2012
Idade : 37
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Aqui não está faltando nenhuma imagem. talvez seja o seu navegador, eu uso o google crhome, experimente e veja se consegue ver as imagens
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Ricardo, como eu disse, é proibido reviver tópicos antigos que não tem sentido, como dúvidas resolvidas e etc. Reviver um tópico antigo para responder uma dúvida, ou reviver um tópico de tutorial, resources ou qualquer outra coisa útil, é permitido sim kkkk
Jeguemei, as imagens estão aparecendo no tópico sim. Talvez seu navegador esteja configurado para não baixar imagens, ou sua internet pode estar ruim, ou você pode estar com um virus que atrapalha no carregamento das imagens (sim, isso existe).
---------
Sobre o Bug, eu não sei onde eu tava com a cabeça em criar um tutorial com bug. Isso é ridículo! O pior que eu nem lembro mais qual é o bug. Eu teria que seguir esse tutorial, achar o erro e falar pra vocês onde que tá. Não estou disposto kkkkkkk
Jeguemei, as imagens estão aparecendo no tópico sim. Talvez seu navegador esteja configurado para não baixar imagens, ou sua internet pode estar ruim, ou você pode estar com um virus que atrapalha no carregamento das imagens (sim, isso existe).
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Sobre o Bug, eu não sei onde eu tava com a cabeça em criar um tutorial com bug. Isso é ridículo! O pior que eu nem lembro mais qual é o bug. Eu teria que seguir esse tutorial, achar o erro e falar pra vocês onde que tá. Não estou disposto kkkkkkk
Matheus290- Administrador
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Data de inscrição : 18/02/2010
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Localização : Bauru SP
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Matheus290 escreveu:Sobre o Bug, eu não sei onde eu tava com a cabeça em criar um tutorial com bug. Isso é ridículo! O pior que eu nem lembro mais qual é o bug. Eu teria que seguir esse tutorial, achar o erro e falar pra vocês onde que tá. Não estou disposto kkkkkkk
Eu ri KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E se eu te disser que nunca nem achei o bug? Na época, eu fiz passo-a-passo e fiquei tipo: "ué, mas qual é o bug?"
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
eu segui passo a passo o tuto e achei um único bug que é que se o detector esquerda/direita estiver sobrepondo a parede e o cara apertar o direcional contrário ao do detector que ta sobrepondo a parede, o personagem trava, não se move mais. Talvez seja esse o bug. Ainda bem q eu consegui corrigir ele
Cara, fala sério, pq vc foi fazer um tuto com bug???
Cara, fala sério, pq vc foi fazer um tuto com bug???
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Não sei cara, eu era muito retardado na época... Ensinar coisa errada propositalmente é muita babaquice... Mals aí
Matheus290- Administrador
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Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Hahahaha ri demais qdo vc disse q não sabia qual era o bug
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: Passo-a-passo Movimento Custom - Intermdiário -
Quando eu criei o tuto, eu sabia. Hoje, depois de 3 anos, não lembro mais. Eu nem lembrava que tinha esse tutorial. Eu fui dar uma pesquisada nas matérias que tinham no fórum e encontrei essa.
Matheus290- Administrador
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