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[Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
+2
Eskyz
Davimmf2
6 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas :: Dúvidas Respondidas
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Davi, eu tive um ENORME problema ontem e hoje sobre o desenvolvimento das aulas.
Tudo começou assim: Eu não queria fazer um movimento custom ruim e com bugs, como a gente encontra por aí, para as video-aulas. Então, passei a fazer os movimentos custom por Loopings (que não possui bugs).
O problema é que eu demorei 2 dias (Domingo e Hoje) pra conseguir fazer movimentos sem bug nenhum, logo, o tempo que era pra eu fazer a video-aula e a matéria de Slope, eu perdi.
Portanto, se eu atrasar pra escrever a matéria de Slope, me perdoe. Será meu primeiro objetivo de amanhã quando eu chegar do serviço. Mas eu não prometo nada. Eu peço desculpas pelo atraso, mas é que houve esse imprevisto.
Tudo começou assim: Eu não queria fazer um movimento custom ruim e com bugs, como a gente encontra por aí, para as video-aulas. Então, passei a fazer os movimentos custom por Loopings (que não possui bugs).
O problema é que eu demorei 2 dias (Domingo e Hoje) pra conseguir fazer movimentos sem bug nenhum, logo, o tempo que era pra eu fazer a video-aula e a matéria de Slope, eu perdi.
Portanto, se eu atrasar pra escrever a matéria de Slope, me perdoe. Será meu primeiro objetivo de amanhã quando eu chegar do serviço. Mas eu não prometo nada. Eu peço desculpas pelo atraso, mas é que houve esse imprevisto.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Esquenta não cara. Não precisa pressa não.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Davi, já encontrei o problema. Eu fui seguindo o Tuto e realmente, ele tá cheio de bugs. Mas fui consertando eles e encontrei o problema do Slope. Os sensores de Looping estão pequenos e distantes demais um do outro. Aumente o tamanho vertical deles e aproxime-os mais do centro. Veja como por exemplo nessa imagem (como eu deixei no meu teste):
Eu vou tentar copiar e colar os eventos do CF2.5 no MMF2 e por a engine aqui, aí fica mais fácil.
---------
EDIT: Não, não dá. Então eu vou tirar print dos eventos em Lista e vou postar aqui. Aí você vai corrigindo. E pega os sensores dessa imagem (só os de Slope que eu modifiquei).
Ah, os hotspot dos sensores estão simulando a centralização do Personagem. Então, não estranhe o evento de "Always ---> Set position (0,0) from "Personagem"".
Eu vou tentar copiar e colar os eventos do CF2.5 no MMF2 e por a engine aqui, aí fica mais fácil.
---------
EDIT: Não, não dá. Então eu vou tirar print dos eventos em Lista e vou postar aqui. Aí você vai corrigindo. E pega os sensores dessa imagem (só os de Slope que eu modifiquei).
Ah, os hotspot dos sensores estão simulando a centralização do Personagem. Então, não estranhe o evento de "Always ---> Set position (0,0) from "Personagem"".
- Abra aqui e veja os eventos:
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
tão precisando de ajuda em alguma coisa no projeto?
JoãoPalmeira- Usuário
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/04/2014
Idade : 25
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
João palmeira, se você quiser entrar, seja bem vindo! Estou precisando de alguém para eu dividir o trabalho.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Davi, eu esperei sua resposta o dia inteiro sobre o problema e você não respondeu. O que eu te passei aqui no tópico, resolveu seu problema?
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Vou tentar agora, ontem não tive tempo nenhum, tava trabalhando, meu pai arrumou uns serviços pra mim fazer pra ele.
Edit: DEU CERTO!!!
Mas, peraí... o personagem treme um pouco! mas isso menos importa, o que importa é que programei o meu primeiro slope!!!
Edit: DEU CERTO!!!
Mas, peraí... o personagem treme um pouco! mas isso menos importa, o que importa é que programei o meu primeiro slope!!!
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Como assim treme? No slope? Dá uma olhada nas linhas e vê certinho se você não colocou uma função a mais (tipo copiar o Position X + 1 pro Slope).
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Ele treme na hora de descer slope
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Então, mas ele treme horizontalmente? Verticalmente? Como que é essa "tremida"? Tenta apagar o segundo Looping "Baixo" (acho que é a ultima linha) pra ver se corrige.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Matheus, ele não treme mais não. O que tava tremendo era o personagem que tinha que ficar na posição do player. Mas já resolvi isso já. Ah, e na hora do dash, ele ainda desce pulando.
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Isso acontece por causa da posição dos sensores do Slope. Tipo, no Dash ele tem quanto de velocidade? Vamos supor que uns 7px em X... O Sensor Slope precisa estar numa posição e ter um tamanho suficiente para que ele não descole do chão mesmo se tiver uma velocidade de 7px. Você pode tentar fazer o Slope usando "clone" abaixo do Sensor Baixo. Pode ser que seja até melhor que os dois sensores de Slope.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Já fiz isso mas o erro persiste
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Seguinte, Davi... faz um tempão que não uso MMF2. Mas tô dando uma estudada no Megaman X4 pra tentar fazer pra ti uma engine bem fiel aos jogos originais. Não prometo nada. Eu nunca fui realmente bom.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Obrigado, mas a minha engine ta ficando bastante fiel tambem, se vc kiser fazer uma engine manda ai. Mas manda comentada ok? Ah, só uma coisa, o jogo será ao estilo snes 16-bit (megaman x1-x3)
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Affe, é mesmo. Já tava bem na metade KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu achei que você nem tinha começado ainda, na verdade. Tudo bem, só fiz a movimentação básica mesmo. A maior parte do tempo gasto foi mesmo pra deixar animações e movimentação na mesma velocidade, hotspot nos lugares certos, pulo na mesma altura, etc...
O problema é que fica difícil te ajudar porque não sabemos como tá o conjunto da tua engine. Às vezes é um detalhezinho e tal...
Eu achei que você nem tinha começado ainda, na verdade. Tudo bem, só fiz a movimentação básica mesmo. A maior parte do tempo gasto foi mesmo pra deixar animações e movimentação na mesma velocidade, hotspot nos lugares certos, pulo na mesma altura, etc...
O problema é que fica difícil te ajudar porque não sabemos como tá o conjunto da tua engine. Às vezes é um detalhezinho e tal...
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Ta aí o link da engine:
https://www.dropbox.com/s/axaqdifr9w9codc/MMX.mfa
tem a ia de uns inimigos também. (a ia da abelha que lança minas tem bugs)
e você ainda não é machucado quando toca um inimigo.
https://www.dropbox.com/s/axaqdifr9w9codc/MMX.mfa
tem a ia de uns inimigos também. (a ia da abelha que lança minas tem bugs)
e você ainda não é machucado quando toca um inimigo.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Cara, eu acabei de baixar aqui. Infelizmente, já estou de saída!! Tenho umas coisas importantes pra resolver agora, e não dá pra deixar pra depois! Quando chegar e tiver descansado, dou uma olhada com cuidado, beleza?
Porém, se você me permite dar um conselho, lembra do que eu falei no outro tópico sobre aproximar a tua engine da original? Pois é, eu tô achando a física do jogo realmente bem diferente dos originais. Posso estar falando merda, mas tô achando tua engine muito "rápida". Não parece que eu tô jogando o Megaman X do Snes. Senti isso especialmente quando o X pula e atira no ar. Não sei como descrever, mas eu diria que a diferença tá na fluidez do jogo, sabe? Isso não é um erro de programação, é uma questão de percepção. Você tem que reproduzir a engine original da forma mais fiel possível. Um fangame precisa dar ao jogador a sensação de que ele está, de fato, jogando um original da franquia. E não tive essa sensação quando controlei o teu Megaman X.
Olha, eu sei que eu pego pesado demais nas críticas. Eu sempre tô falando de alguma coisa. De um detalhe ou outro. Mas por favor, não leva pro lado pessoal. Não é que eu queira ser carrasco. É que eu acho que, tanto você como o seu jogo, tem grande potencial. Acho que você pode fazer algo realmente grande, e eu torço e realmente quero que você alcance essa grandeza.
Ponho fé no teu projeto. Vai dar certo, e a gente vai fazer o possível pra te ajudar.
Abraço!
Porém, se você me permite dar um conselho, lembra do que eu falei no outro tópico sobre aproximar a tua engine da original? Pois é, eu tô achando a física do jogo realmente bem diferente dos originais. Posso estar falando merda, mas tô achando tua engine muito "rápida". Não parece que eu tô jogando o Megaman X do Snes. Senti isso especialmente quando o X pula e atira no ar. Não sei como descrever, mas eu diria que a diferença tá na fluidez do jogo, sabe? Isso não é um erro de programação, é uma questão de percepção. Você tem que reproduzir a engine original da forma mais fiel possível. Um fangame precisa dar ao jogador a sensação de que ele está, de fato, jogando um original da franquia. E não tive essa sensação quando controlei o teu Megaman X.
Olha, eu sei que eu pego pesado demais nas críticas. Eu sempre tô falando de alguma coisa. De um detalhe ou outro. Mas por favor, não leva pro lado pessoal. Não é que eu queira ser carrasco. É que eu acho que, tanto você como o seu jogo, tem grande potencial. Acho que você pode fazer algo realmente grande, e eu torço e realmente quero que você alcance essa grandeza.
Ponho fé no teu projeto. Vai dar certo, e a gente vai fazer o possível pra te ajudar.
Abraço!
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
muito obrigado pelo elogio hehehe.
Eu dei uma modificada na física do jogo e na ia dos inimigos, comparei minuciosamente com o do snes, fui jogando o original e fazendo igual, alterando os valores. Amanhã eu disponibiliso a nova engine. e sobre o pulo, não vejo defeito nenhum quando ele atira no ar. Tá igualzinho. Pode dar mais críticas, eu gosto delas para eu melhorar a engine.
Eu dei uma modificada na física do jogo e na ia dos inimigos, comparei minuciosamente com o do snes, fui jogando o original e fazendo igual, alterando os valores. Amanhã eu disponibiliso a nova engine. e sobre o pulo, não vejo defeito nenhum quando ele atira no ar. Tá igualzinho. Pode dar mais críticas, eu gosto delas para eu melhorar a engine.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Cara, optei por aguardar vc postar a versão mais recente. Essa que vc me mandou tem vários bugs. Solucionar todos eles levaria algum tempo, e como vc disse que corrigiu muita coisa nessa nova versão, a melhor opção é realmente esperar e trabalhar em cima da nova.
Algumas coisas que identifiquei, por exemplo:
1) Algumas vezes, se você dá o dash contra a parede, ele não para. Ele voa até o topo da parede. Não investiguei os motivos disso.
2) Também sobre o dash... se você apertar o fire 3 sem parar, ele vai dar um super ultra mega dash indefinidamente, coisa que não acontece no original.
3) O sistema de tiro carregável está inconstante. Aconteceu algumas vezes de eu carregar o tiro 2 e sair o 1.
4) Não raramente, as animações não acompanham o personagem. Algumas estão lentas demais pro movimento, e outras rápidas demais.
5) Se você estiver deslizando pela parede no WallKick, atirar, e não soltar o botão de andar para a direita, os projéteis lançados mudam de direção.
Enfim cara, é realmente melhor você me mandar a versão mais atual pra eu ver quais bugs continuaram e quais já não estão mais aí. Depois que você mandar a mais nova, eu poderia tentar investigar o motivo dos bugs direitinho.
Algumas coisas que identifiquei, por exemplo:
1) Algumas vezes, se você dá o dash contra a parede, ele não para. Ele voa até o topo da parede. Não investiguei os motivos disso.
2) Também sobre o dash... se você apertar o fire 3 sem parar, ele vai dar um super ultra mega dash indefinidamente, coisa que não acontece no original.
3) O sistema de tiro carregável está inconstante. Aconteceu algumas vezes de eu carregar o tiro 2 e sair o 1.
4) Não raramente, as animações não acompanham o personagem. Algumas estão lentas demais pro movimento, e outras rápidas demais.
5) Se você estiver deslizando pela parede no WallKick, atirar, e não soltar o botão de andar para a direita, os projéteis lançados mudam de direção.
Enfim cara, é realmente melhor você me mandar a versão mais atual pra eu ver quais bugs continuaram e quais já não estão mais aí. Depois que você mandar a mais nova, eu poderia tentar investigar o motivo dos bugs direitinho.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eu sei o motivo de ele afundar na parede e aparecer no teto. Ele tá movendo mais rápido do que os sensores estão detectando a colisão. Um movimento custom mais bem elaborado (sem ser aquele primeiro que eu fiz) resolve o problema. Eu irei postar logo logo um video ensinando como fazer. Aconselho a você usar esse movimento novo, Davi. Vai acabar com seu problema de slope e detecção de colisão.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eskyz, a engine tem VÁRIOS bugs mesmo. estes já conhecia a maioria. Envia a tua engine de mmx4 mesmo, pq não consigo corrigir os bugs. Ah, e desculpa por eu não te dizer que o jogo era estilo snes. Mas a engine não é nem um alfa, nem um protótipo ainda. Acho que vou dar uma olhadinha no site daily click (create-games.com) pra ver se não tem um tuto em inglês lá pra eu aprender um mov. custom melhor. (por isso q é bom aprender um inglesino basi rs)
Matheus, eu lembro de ter falado a você que não gosto de vídeo aulas. Faz um tutorialzinho em texto aí, não custa!
Matheus, eu lembro de ter falado a você que não gosto de vídeo aulas. Faz um tutorialzinho em texto aí, não custa!
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Então, Davi, eu meio que tinha parado aquela engine, já que você disse que era no estilo snes. Não joguei fora, claro, mas tinha parado.
Provavelmente demorarei muito pra te entregar. Tenho TOC, então, enquanto eu não aproximá-la o máximo possível de como eu percebo engine original, não vou terminar. Pra você ter uma ideia, foram dois dias só pra configurar as animações BÁSICAS (parado, andando, pulo e queda) da forma que eu acho que fica igual à engine do MMX4. Isso inclui a velocidade dos frames e o posicionamento do hotspot.
Se quiser ver como está indo, segue o link:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/3919627/mmxengine.zip
Por ora, ele só pula e anda. Ou seja, praticamente nada. Mas o importante é que eu acho que pelo menos ele está fazendo isso parecido com o original.
Provavelmente demorarei muito pra te entregar. Tenho TOC, então, enquanto eu não aproximá-la o máximo possível de como eu percebo engine original, não vou terminar. Pra você ter uma ideia, foram dois dias só pra configurar as animações BÁSICAS (parado, andando, pulo e queda) da forma que eu acho que fica igual à engine do MMX4. Isso inclui a velocidade dos frames e o posicionamento do hotspot.
Se quiser ver como está indo, segue o link:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/3919627/mmxengine.zip
Por ora, ele só pula e anda. Ou seja, praticamente nada. Mas o importante é que eu acho que pelo menos ele está fazendo isso parecido com o original.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
tenta fazer a engine aí eskyz, será um grande favor q vc faz.pra mim
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Então, tá ok. Se você não tiver problema com isso (pois estou fazendo para você), estou pensando em disponibilizá-la na comunidade ClickTeam. Talvez isso incentive a produção de jogos de MMX.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Ok, mas faz se vc não quiser fazer a engine ao estilo snes, faz de mmx4 mesmo,aí eu converto ela.
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Cara, eu achava q vc queria a de 32 bits mesmo '-'
Eu ia fazer uma de 16 bits de qualquer forma. Mas então vou começar do zero aqui.
Eu ia fazer uma de 16 bits de qualquer forma. Mas então vou começar do zero aqui.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eskyz, faz o movimento usando loopings (rodar looping X + 1 na quantidade de vezes da velocidade X), assim, os bugs vão acabar. Isso vale tanto pra X quanto pra Y. Lembra sempre de rodar um looping (a cada alteração em X e Y) para reposicionar os sensores (em X ou Y + #) igualmente ao personagem.
Ou seja, Vel X = 4 (exemplo), roda Looping "X+1" 4 vezes.
Durante Looping "X+1", mover Personagens e Sensores em X+1. O mesmo vale para Y. Não se esqueça de um "ABS" quando o valor do Looping for negativo, ou seja X-1 e Y-1.
Ou seja, Vel X = 4 (exemplo), roda Looping "X+1" 4 vezes.
Durante Looping "X+1", mover Personagens e Sensores em X+1. O mesmo vale para Y. Não se esqueça de um "ABS" quando o valor do Looping for negativo, ou seja X-1 e Y-1.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Desculpa eskyz, sempre estou te contrariando. É que já fiz as libs tudo em 16 bit, já ripei os sprites para os backdrops e para os inimigos, já importei os sprites e ia ficar complicado pra mim refazer tudo do zero em 32 bit.
E sobre o mov. custom, eu fazia tranquilo, o meu único problema é o maldito slope.
E sobre o mov. custom, eu fazia tranquilo, o meu único problema é o maldito slope.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
@Matheus: Eu tô ligado, cara, tô fazendo com loops mesmo kk!! Depois te mando o MFA pra você dar uma revisada. Até agora, não consegui achar nenhum bug na movimentação normal... se achar, avisa, pfvr!
@Davi: Você não tem porque se desculpar cara. Eu só entendi (de forma errada) que você queria em 32 bits mesmo. O jogo é seu, e tem que ser como VOCÊ quer que seja, não como é mais conveniente para os outros. E realmente, eu ia fazer em 16 uma hora ou outra, então, só vou mesmo inverter a ordem.
@Davi: Você não tem porque se desculpar cara. Eu só entendi (de forma errada) que você queria em 32 bits mesmo. O jogo é seu, e tem que ser como VOCÊ quer que seja, não como é mais conveniente para os outros. E realmente, eu ia fazer em 16 uma hora ou outra, então, só vou mesmo inverter a ordem.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eskyz: ok, de qualquer forma, não tenho como agradecer a você por estar fazendo isso pra mim.
Fazer o movimento com loops é bem mais fácil mesmo. Parando o loop de movimentação quando o player encosta no backdrop consegue-se uma colisão perfeita de pixels, eu uso essa técnica mais para mover projéteis, mas a recomendo e aprovo.
Eskyz, não é ser exigente não, mas se você quiser, pode comentar a engine, mas só se quiser, porque ajuda na compreensão.
Edit
Eskyz, não se esqueça de fazer a engine no mmf2! se voce usar ctf2.5, o meu não abre porque é mmf2!
Fazer o movimento com loops é bem mais fácil mesmo. Parando o loop de movimentação quando o player encosta no backdrop consegue-se uma colisão perfeita de pixels, eu uso essa técnica mais para mover projéteis, mas a recomendo e aprovo.
Eskyz, não é ser exigente não, mas se você quiser, pode comentar a engine, mas só se quiser, porque ajuda na compreensão.
Edit
Eskyz, não se esqueça de fazer a engine no mmf2! se voce usar ctf2.5, o meu não abre porque é mmf2!
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Relaxa cara, eu já estou ciente desse problema. Na verdade, estou fazendo a engine em CF2.5 sim, mas pra você eu vou fazer uma video-aula passo a passo. Porque num projeto como o teu, tem alguns detalhes realmente importantes que não podem ser passados por engine, como o posicionamento correto dos hotspots.
No momento, estou trabalhando no Dash da de 32 bits, porque, até aí, a lógica pro 16 bits é a mesma. Depois que teminar o Dash, vou só adaptar pra realidade dos 16 bits. O verdadeiro desafio dessa adaptação não vai ser a programação, e sim a observação da engine original de 16 bits. Afinal, é justamente por isso que é mais difícil fazer um bom fangame do que simplesmente um game normal: a engine precisa estar muito parecida com a original, para os fãs da série não estranharem (a não ser que o seu jogo realmente tenha uma proposta diferente).
Tava trabalhando nisso até agora, mas tenho que ir pra academia. Na volta trabalho um pouco mais.
No momento, estou trabalhando no Dash da de 32 bits, porque, até aí, a lógica pro 16 bits é a mesma. Depois que teminar o Dash, vou só adaptar pra realidade dos 16 bits. O verdadeiro desafio dessa adaptação não vai ser a programação, e sim a observação da engine original de 16 bits. Afinal, é justamente por isso que é mais difícil fazer um bom fangame do que simplesmente um game normal: a engine precisa estar muito parecida com a original, para os fãs da série não estranharem (a não ser que o seu jogo realmente tenha uma proposta diferente).
Tava trabalhando nisso até agora, mas tenho que ir pra academia. Na volta trabalho um pouco mais.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Mas não gosto de vídeo aula cara. Minha net é horrível.
Escreve os eventos e eu faço igual.
Escreve os eventos e eu faço igual.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Tudo bem, você que sabe.
Tô trabalhando no Dash. O Pulo+Dash e Dash+Pulo tem mecanismos diferentes, então tô fazendo separado. Acho que dá pra fazer junto. Mas eu realmente só consegui pensar em fazer separado.
Tempo que tá foda, mas entre o col, as aulas extras, academia e estudos a gente tem um tempinho.
Tô trabalhando no Dash. O Pulo+Dash e Dash+Pulo tem mecanismos diferentes, então tô fazendo separado. Acho que dá pra fazer junto. Mas eu realmente só consegui pensar em fazer separado.
Tempo que tá foda, mas entre o col, as aulas extras, academia e estudos a gente tem um tempinho.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eskyz, para fazer o tiro, faz dois objetos, um que vai ser o que representará o player, por exemplo, chamando de Megaman x e outro com as mesmas animações do player, mas so que as animações de atirando, por exemplo, na animação running, faz ele correndo e atirando, na animação jumping, faz ele pulando e atirando. Aí chame o de megaman x shoot.
Aí crie um outro active quadrado e programe o mov. custom nesse quadrado. depois coloque o objeto "megaman x" no qualifier "group.player" e o objeto "megaman x shoot" no qualifier "group.arms" (isso vai ajudar na seleção de personagem)
aí no start of frame, faça com que o "group.arms" fique invisivel e o "group.player" fike visível. Ai bota um always e faça com que o group.player e o group.arms fique na mesma posição do quadrado, aí vc programa as animações do player no group.player. Depois faça outro always para o group.arms ficar na mesma animação e frame do group.player. Aí qdo o cara apertar botão de tiro (fire 2) o group.player ficar invisivel e o group.arms reaparecer, me entende? aí qdo o player não tiver atirando, aí o group.player reaparecer e o group.arms ficar invisível de novo.
Com essa técnica é melhor para fazer seleção de personagem, e também fica mais fácil, pois do outro modo quer ter que programar todas as animações de atirando só na animação launching.
Para entender mais, olha na engine que eu fiz, o link ta nesse post. No event editor, vai no grupo de eventos chamado "tiro".
Eu pretendo colocar como personagem jogável, além do x e do zero, o Joe (personagem inventado por mim)
Aí crie um outro active quadrado e programe o mov. custom nesse quadrado. depois coloque o objeto "megaman x" no qualifier "group.player" e o objeto "megaman x shoot" no qualifier "group.arms" (isso vai ajudar na seleção de personagem)
aí no start of frame, faça com que o "group.arms" fique invisivel e o "group.player" fike visível. Ai bota um always e faça com que o group.player e o group.arms fique na mesma posição do quadrado, aí vc programa as animações do player no group.player. Depois faça outro always para o group.arms ficar na mesma animação e frame do group.player. Aí qdo o cara apertar botão de tiro (fire 2) o group.player ficar invisivel e o group.arms reaparecer, me entende? aí qdo o player não tiver atirando, aí o group.player reaparecer e o group.arms ficar invisível de novo.
Com essa técnica é melhor para fazer seleção de personagem, e também fica mais fácil, pois do outro modo quer ter que programar todas as animações de atirando só na animação launching.
Para entender mais, olha na engine que eu fiz, o link ta nesse post. No event editor, vai no grupo de eventos chamado "tiro".
Eu pretendo colocar como personagem jogável, além do x e do zero, o Joe (personagem inventado por mim)
Davimmf2- Usuário
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Ei ai Davi, beleza?
Neste exato momento, estou trabalhando na tua engine. Ainda no Dash. Vamos lá...
Eu realmente não pretendo fragmentar em várias máscaras diferentes. Acho isso um pouco desnecessário. Quanto à seleção, no fim das contas, não é complicado, você vai precisar fazer praticamente a mesma coisa para os dois, e definir qual deles vai entrar em ação por um Global Value.
Tô tentando deixar o mais prático e simples possível. Você tem toda a liberdade de fazer seus ajustes posteriormente, e isso é inclusive muito bom. Mas tô tentando deixar o mais simples possível porque, como eu te disse, pretendo mandar pra oficina da Click depois.
Valeu!
Neste exato momento, estou trabalhando na tua engine. Ainda no Dash. Vamos lá...
Eu realmente não pretendo fragmentar em várias máscaras diferentes. Acho isso um pouco desnecessário. Quanto à seleção, no fim das contas, não é complicado, você vai precisar fazer praticamente a mesma coisa para os dois, e definir qual deles vai entrar em ação por um Global Value.
Tô tentando deixar o mais prático e simples possível. Você tem toda a liberdade de fazer seus ajustes posteriormente, e isso é inclusive muito bom. Mas tô tentando deixar o mais simples possível porque, como eu te disse, pretendo mandar pra oficina da Click depois.
Valeu!
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
é, mas colocar o todas animações do player shoot em uma não vai ser facil, mas faça como entender. E como farei a seleção de personagem?
Davimmf2- Usuário
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
é, mas colocar o todas animações do player shoot em uma não vai ser facil, mas faça como entender. E como farei a seleção de personagem?
Davimmf2- Usuário
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Você não precisa colocar todas as animações do Player em shoot. Você pode criar novas animações além das padrões do MMF2 (ex: ShootJump, ShootDash etc).
É possível colocar tudo em shoot, mas eu teria de concordar que não seria nada prático.
É possível colocar tudo em shoot, mas eu teria de concordar que não seria nada prático.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eu sei, mas pra seleção de personagens, precisa ficar em qualifiers e qualifiers não suportam novas animações, aí fica complicado. Mas não gosto de por obstáculos nas coisas, então faz do seu jeito
Davimmf2- Usuário
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eu sei, mas pra seleção de personagens, precisa ficar em qualifiers (a não ser que o evento se repita para cada um dos personagens) e qualifiers não suportam novas animações, aí fica complicado. Mas pode fazer do seu estilo então, pq cada um tem seu próprio.
Davimmf2- Usuário
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Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
É só colocar as animações para seguir uma variável e fazer com que o grupo player (por exemplo) tenha sempre a animação do valor da variável.
Matheus290- Administrador
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
É mesmo... E conheço um outro método (mas só que é gambiarra):
Vc coloca o evento em um active e depois ainda no event editor, arrasta para o group.player. Acabei de descobrir isso.
edit:
Matheus, você disse que ia escrever uma matéria sobre slope, mais de uma semana atrás. Você já terminou?
Vc coloca o evento em um active e depois ainda no event editor, arrasta para o group.player. Acabei de descobrir isso.
edit:
Matheus, você disse que ia escrever uma matéria sobre slope, mais de uma semana atrás. Você já terminou?
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Putz, eu não lembrava de ter falado que ia fazer matéria, só o video. Mals aí, eu vou tentar escrever o quanto antes (eu ando beeeem ocupado nesses últimos dias).
Matheus290- Administrador
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Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
@Matheus: Ok, faz ela e manda pro fórum, então. É bom que todo mundo vai aprender fazer slope
@Eskyz: E aí eskyz, como vai a minha engine? posta ela no dropbox pra eu ver!
p.s.: Desculpe as mensagens duplicadas nos meus posts, não e pq eu quero, acho que meu navegador ta com bug.
@Eskyz: E aí eskyz, como vai a minha engine? posta ela no dropbox pra eu ver!
p.s.: Desculpe as mensagens duplicadas nos meus posts, não e pq eu quero, acho que meu navegador ta com bug.
Davimmf2- Usuário
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Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Cara, está indo. Porém, ainda tô trabalhando no esqueleto dela. Montando as animações, fazendo as máscaras de colisão etc. Posso colocar no Dropbox, mas acho q n vai servir de mta coisa pq vc usa MMF2, e ainda não tem nada "jogável" por executável.
Se um print servir...
https://dl.dropboxusercontent.com/u/3919627/preview.gif
OBS: Repara que o X entra um pouco na parede. Isso acontece na engine original, então optei por manter desse jeito.
Se um print servir...
https://dl.dropboxusercontent.com/u/3919627/preview.gif
OBS: Repara que o X entra um pouco na parede. Isso acontece na engine original, então optei por manter desse jeito.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Engine mto boa viu? esperando ansiosamente.
Para importar spritesheet no mmf/cf2, use um programa chamado "Alferd spritesheet unpacker", peskisa na net q vc acha. Ele vai salvar cada frame q vx selecionou do spritesheet em uma pasta selecionada por você. E o bom é que vc salva cada frame como imagens . Aí vc importa no cf2 usando o modo "import as animation". Fica bem mais facil pra vc. Só uso esse programa. Pode baixar, ele é leve.
p.s.: o nome e AlFErd não AlFRed.
Atualmente to me preocupando em programar a ia dos inimigos.
E uma opinião: sobre os levels, que tal eles ficarem guardados em arquivos externos e depois carregalos na runtime? Isso diminuiria o tamanho do executável e o uso de memória, até porque tem pessoas que tem baixa memória no pc
Para importar spritesheet no mmf/cf2, use um programa chamado "Alferd spritesheet unpacker", peskisa na net q vc acha. Ele vai salvar cada frame q vx selecionou do spritesheet em uma pasta selecionada por você. E o bom é que vc salva cada frame como imagens . Aí vc importa no cf2 usando o modo "import as animation". Fica bem mais facil pra vc. Só uso esse programa. Pode baixar, ele é leve.
p.s.: o nome e AlFErd não AlFRed.
Atualmente to me preocupando em programar a ia dos inimigos.
E uma opinião: sobre os levels, que tal eles ficarem guardados em arquivos externos e depois carregalos na runtime? Isso diminuiria o tamanho do executável e o uso de memória, até porque tem pessoas que tem baixa memória no pc
Davimmf2- Usuário
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Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
O problema das animações não é nem ir cortando, é o hotspot e a velocidade. Essas coisas precisam ser bem observadas na engine original e ajustadas pra ficarem o mais parecido possível. Cortar é bem rápido, na verdade.
Sobre as fases, você vai me perdoar, mas não tenho conhecimento suficiente pra te dizer se é ou não uma opção melhor :/. O que eu li é que o MMF2 tem um compilador inteligente que reúne todos os dados necessários em um executável, mas não sei como isso funciona passo-a-passo... se isso aumenta o tamanho ou não, etc. Porém, leveis de Megaman editáveis é uma ideia que eu já tive antes, mas nunca tive tempo de colocar em prática.
Pra falar a verdade, meu horário vai apertar AINDA MAIS a partir de amanhã. Estou ficando realmente preocupado com isso, porque esses dias tô parecendo um zumbi de tão cansado.
Sobre as fases, você vai me perdoar, mas não tenho conhecimento suficiente pra te dizer se é ou não uma opção melhor :/. O que eu li é que o MMF2 tem um compilador inteligente que reúne todos os dados necessários em um executável, mas não sei como isso funciona passo-a-passo... se isso aumenta o tamanho ou não, etc. Porém, leveis de Megaman editáveis é uma ideia que eu já tive antes, mas nunca tive tempo de colocar em prática.
Pra falar a verdade, meu horário vai apertar AINDA MAIS a partir de amanhã. Estou ficando realmente preocupado com isso, porque esses dias tô parecendo um zumbi de tão cansado.
Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Eu não estou dizendo sobre,posicionar hotspots. Eu estou dizendo sobre facilitar a impotaçao de frames.
Você entrará para a sessão colaboradores e agradecimentos especiais dos créditos do jogo rs
Você entrará para a sessão colaboradores e agradecimentos especiais dos créditos do jogo rs
Davimmf2- Usuário
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Re: [Não resolvido] Precisando de uma engine de MegaMan X para meu jogo!
Pode até ser uma ideia legal ler os levels de um arquivo externo. Mas vai exigir muito mais processamento do PC para carregar esses levels e montar momentos antes do frame começar, do que já deixar pronto para jogar.
Matheus290- Administrador
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