Entrar
Tópicos semelhantes
Procurar
Últimos assuntos
» Ideia: MMFMakers, do zeropor mediamaker Qua 26 maio 2021, 12:28
» [Flash] Haunt the house
por mediamaker Sáb 19 Set 2020, 16:47
» Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
por mediamaker Sex 15 Set 2017, 14:19
» CF2.5 -> 26 reais na steam
por Matheus290 Ter 22 Dez 2015, 17:52
» Aplicação com Editbox não tá rodando online
por Matheus290 Sáb 19 Set 2015, 01:38
» A Guilda continua!!!! "Âncora Team" (novo nome)
por weliowl7 Qua 16 Set 2015, 01:52
» Sub-application e Inventario
por majorcorps Dom 23 Ago 2015, 13:11
» Efeito de string
por majorcorps Sáb 22 Ago 2015, 19:55
» [PC] Pitiri 1997
por Matheus290 Sáb 20 Jun 2015, 17:10
» Teclado virtual com Edit Box
por mediamaker Sáb 20 Jun 2015, 14:10
Quem está conectado?
Há 10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 251 em Ter 26 Out 2021, 22:21
Estatísticas
Temos 256 usuários registradosO último membro registrado é Sitydistta
Os nossos membros postaram um total de 5268 mensagens em 575 assuntos
Aprendendo sobre Qualifiers
2 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Iniciante
Página 1 de 1
Aprendendo sobre Qualifiers
Usando Qualifiers.
Nível: Iniciante
Ferramentas: MMF2 – obs: Acho que no MMF 1.5 e no TGF também existe qualifiers, não sei ao certo...
Oque são Qualifiers?
Qualifiers são um tipo de grupos de objetos configurados na mesma aba do Behaviors. Aqui neste tutorial, estaremos aprendendo a usar e entender o porque do seu uso.
Para que serve Qualifiers?
Como dito anteriormente, são um tipo de grupos de objetos muito util para facilitar sua vida. Você pode encontrar os Qualifiers na aba Behaviors de muitos objetos.
Então, para que serve eles? Eles fazem você gastar muito menos linhas de eventos.
“COMO ASSIM TIO?”
Digamos que você esteja fazendo um RPG, e precisa programar cada monstro. Isso é muito irritante. No lugar disso, você pode usar os qualifiers para setar um grupo para todos os monstros, e programar a partir da Qualifier as coisas que todos terão em comum(por exemplo: movimento, campo de visão, vida e etc...). Também serve para muitas outras coisas como melhor controle de interface para o jogo.
Pondo em pratica os qualifiers.
Aqui estarei colocando em pratica com vocês alguns exemplos usando Qualifiers.
Varios personagens para o player:
Muitos quando fazem varios personagens que se pode controlar, programam cada coisa pra cada personagem. Com qualifiers, você só precisa programar oque eles tiverem em comum uma vez. Digamos que você tenha 3 personagens, e queira programar pra sempre que apertar Z, atirar algo para direita.
Para isso, nós vamos setar qualifiers dos 3 personagens agora.
Selecione os 3, e va na aba behaviors, clique no Qualifiers e clique em Edit.
Clique em ADD, uma janela com varios icones irão aparecer.
Nessa janela, você escolhe que grupo quer botar eles. No meu caso, irei bota-los no grupo Player. Para escolher, basta dar um duplo clique no icone. Um objeto pode ter varios grupos, mas nesse exemplo, vamos por apenas um.
Após ter colocado o qualifier e clicado em OK. A aba devera ficar com o icone do grupo que você escolheu.
Agora basta adicionar um movimento qualquer para eles e 3 botões para selecionar o personagem.
Agora, vamos para o event editor.
Sem os qualifiers, teriamos que fazer 3 eventos, um para cada personagem, mais os 3 dos botoes de criar personagens e o evento de destruir os que já estão na tela, que ficaria assim:
Já usando os qualifiers, agente já perde 2 eventos.
Agora alguns devem se perguntar “Mas só dois eventos? Isso não é nada!”. Este exemplo é apenas uma coisa bem pequena, agora digamos que você va programar por exemplo, 5 personagens de movimento custom, digamos que cada movimento custom gaste 20 eventos. Conta extremamente complicada: 20*5 = 100. Você gastaria 100 eventos para programar tudo, se você usar Qualifiers, você só precisa de 1/5 desse trabalho, mesmo se você usar ctrl+c e ctrl+v e passar todos os eventos para os outros personagens.
Exemplo 2
Digamos que você tenha 3 botões e 10 itens, sendo 3 actives pra cada lado e 2 combo box prara cada lado, sendo que 1 botão faça aparecer os 5 itens da esquerda, outro apareca os 5 da direita, e o terceiro faça aparecer os 2...
Tudo bem, com ou sem qualifiers iria precisar de 3 eventos... Mas e quanto aos actions? Em cada evento você iria precisar de 10 actions, no total de 30 actions. Já com qualifiers, apenas 3 actions são necessarios. Veja:
Sem qualifiers:
Com qualifiers:
Caso alguém também tenha notado, nos eventos existe 4 grupos, sendo que botei apenas 2. Quando objetos diferentes (no caso, active e combo box) são postos em mesmo grupo, no event editor aparece 2. Por que? Usemos a lógica: Os actions do combo box e do active são diferentes, certo? Então se tivesse apenas actions de um tipo, por ex, active, ele não iria servir para os combo box.
Mas mesmo desse jeito, reduzimos 30 Actions para apenas 12, menos da metade.
Conclusão
Aqui nós podemos concluir que os Qualifiers simplificam muito para quem quer fazer varios objetos com as mesmas funções. Por exemplo, como citei no começo sobre monstros de RPG, você pode configurar os eventos de vida pelos qualifiers e alterable values, depois para fazer novos monstros, apenas criar um active, colocar os alterable values pros atributos e o grupo dos monstros.
E... bem... É isso. Aprendemos a usar qualifiers(pelo menos espero que tenham) e entenderam o porque de usar ele.
Obrigado por lerem. Comentarios, criticas e sugestões são bem vindos.
By: Doriano/Hector/amorphis123(sim, os 3 sou eu xD)
Nível: Iniciante
Ferramentas: MMF2 – obs: Acho que no MMF 1.5 e no TGF também existe qualifiers, não sei ao certo...
Oque são Qualifiers?
Qualifiers são um tipo de grupos de objetos configurados na mesma aba do Behaviors. Aqui neste tutorial, estaremos aprendendo a usar e entender o porque do seu uso.
Para que serve Qualifiers?
Como dito anteriormente, são um tipo de grupos de objetos muito util para facilitar sua vida. Você pode encontrar os Qualifiers na aba Behaviors de muitos objetos.
Então, para que serve eles? Eles fazem você gastar muito menos linhas de eventos.
“COMO ASSIM TIO?”
Digamos que você esteja fazendo um RPG, e precisa programar cada monstro. Isso é muito irritante. No lugar disso, você pode usar os qualifiers para setar um grupo para todos os monstros, e programar a partir da Qualifier as coisas que todos terão em comum(por exemplo: movimento, campo de visão, vida e etc...). Também serve para muitas outras coisas como melhor controle de interface para o jogo.
Pondo em pratica os qualifiers.
Aqui estarei colocando em pratica com vocês alguns exemplos usando Qualifiers.
Varios personagens para o player:
Muitos quando fazem varios personagens que se pode controlar, programam cada coisa pra cada personagem. Com qualifiers, você só precisa programar oque eles tiverem em comum uma vez. Digamos que você tenha 3 personagens, e queira programar pra sempre que apertar Z, atirar algo para direita.
Para isso, nós vamos setar qualifiers dos 3 personagens agora.
Selecione os 3, e va na aba behaviors, clique no Qualifiers e clique em Edit.
Clique em ADD, uma janela com varios icones irão aparecer.
Nessa janela, você escolhe que grupo quer botar eles. No meu caso, irei bota-los no grupo Player. Para escolher, basta dar um duplo clique no icone. Um objeto pode ter varios grupos, mas nesse exemplo, vamos por apenas um.
Após ter colocado o qualifier e clicado em OK. A aba devera ficar com o icone do grupo que você escolheu.
Agora basta adicionar um movimento qualquer para eles e 3 botões para selecionar o personagem.
Agora, vamos para o event editor.
Sem os qualifiers, teriamos que fazer 3 eventos, um para cada personagem, mais os 3 dos botoes de criar personagens e o evento de destruir os que já estão na tela, que ficaria assim:
Já usando os qualifiers, agente já perde 2 eventos.
Agora alguns devem se perguntar “Mas só dois eventos? Isso não é nada!”. Este exemplo é apenas uma coisa bem pequena, agora digamos que você va programar por exemplo, 5 personagens de movimento custom, digamos que cada movimento custom gaste 20 eventos. Conta extremamente complicada: 20*5 = 100. Você gastaria 100 eventos para programar tudo, se você usar Qualifiers, você só precisa de 1/5 desse trabalho, mesmo se você usar ctrl+c e ctrl+v e passar todos os eventos para os outros personagens.
Exemplo 2
Digamos que você tenha 3 botões e 10 itens, sendo 3 actives pra cada lado e 2 combo box prara cada lado, sendo que 1 botão faça aparecer os 5 itens da esquerda, outro apareca os 5 da direita, e o terceiro faça aparecer os 2...
Tudo bem, com ou sem qualifiers iria precisar de 3 eventos... Mas e quanto aos actions? Em cada evento você iria precisar de 10 actions, no total de 30 actions. Já com qualifiers, apenas 3 actions são necessarios. Veja:
Sem qualifiers:
Com qualifiers:
Caso alguém também tenha notado, nos eventos existe 4 grupos, sendo que botei apenas 2. Quando objetos diferentes (no caso, active e combo box) são postos em mesmo grupo, no event editor aparece 2. Por que? Usemos a lógica: Os actions do combo box e do active são diferentes, certo? Então se tivesse apenas actions de um tipo, por ex, active, ele não iria servir para os combo box.
Mas mesmo desse jeito, reduzimos 30 Actions para apenas 12, menos da metade.
Conclusão
Aqui nós podemos concluir que os Qualifiers simplificam muito para quem quer fazer varios objetos com as mesmas funções. Por exemplo, como citei no começo sobre monstros de RPG, você pode configurar os eventos de vida pelos qualifiers e alterable values, depois para fazer novos monstros, apenas criar um active, colocar os alterable values pros atributos e o grupo dos monstros.
E... bem... É isso. Aprendemos a usar qualifiers(pelo menos espero que tenham) e entenderam o porque de usar ele.
Obrigado por lerem. Comentarios, criticas e sugestões são bem vindos.
By: Doriano/Hector/amorphis123(sim, os 3 sou eu xD)
Doriano- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2010
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|