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IA de um inimigo - Parte 3
2 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Intermediário
Página 1 de 1
IA de um inimigo - Parte 3
Nível: Médio [|||--]
Nesse tutorial eu ensinarei a vocês como fazer o inimigo usar um de seus 2 ataques aleatóriamente.
Peraí, mas no tutorial anterior você só ensinou um ataque!
Calma, nós vamos fazer o segundo aqui nesse tuto.
Você vai precisar de:
1 alterable value
1 active pra ser o inimigo
1 active pra ser o tiro do inimigo
1 active pra ser o herói
Você precisa entender:
Movimento custom
Action Point
Grupos de eventos
Random
Antes de tudo, crie um grupo de eventos. É o jeito mais rápido e prático sem precisar alterar eventos aqui. Crie com qualquer nome, mas eu vou dar o nome de "ataque 1". Isso porque vamos mover todos os eventos de ataque (o dash que ensinei a fazer no tutorial anterior) pra cá. Mas pode ser qualquer nome.
Esses são os eventos que precisam ser movidos pro grupo:
Apenas esses quatro.
Agora crie mais um grupo. Vou chamá-lo de "ataque 2".
Agora coloque esses eventos dentro do grupo:
Notem que o campo de visão do inimigo no tiro é bem maior do que o dash.
Xi, o tiro não ta saindo do lugar do Hot Spot!
Sim, sim, sim! O tiro sai do action point, que é outra ferramenta que nem o hot spot. Ajuste onde você quer que o tiro saia.
Pronto. Os eventos devem estar assim:
Agora faremos com que ele use apenas 1 desses ataques, escolhendo aleatóriamente qual deles vai usar.
O Random(2) eu não sei onde fica, eu sempre digito ele . O 2 será a base. Que nem número binário: base 2, ou seja, apenas número 0 e 1. Aqui a base do random é 2, então teremos 0 e 1.
Agora faça esses eventos:
Terminamos! Ele vai escolher aleatóriamente se vai atirar em você ou usar o dash para atacar!
Se usar já sabe né? Créditos a Hazael (eu), Silas, Skilo, Alves e Matheus290.
Hazael - Matéria
Silas - Collision masks
Skilo - Tutorial de movimento custom
Alves - Fast loops
Matheus290 - Engine de movimento custom
Nesse tutorial eu ensinarei a vocês como fazer o inimigo usar um de seus 2 ataques aleatóriamente.
Peraí, mas no tutorial anterior você só ensinou um ataque!
Calma, nós vamos fazer o segundo aqui nesse tuto.
Você vai precisar de:
1 alterable value
1 active pra ser o inimigo
1 active pra ser o tiro do inimigo
1 active pra ser o herói
Você precisa entender:
Movimento custom
Action Point
Grupos de eventos
Random
Antes de tudo, crie um grupo de eventos. É o jeito mais rápido e prático sem precisar alterar eventos aqui. Crie com qualquer nome, mas eu vou dar o nome de "ataque 1". Isso porque vamos mover todos os eventos de ataque (o dash que ensinei a fazer no tutorial anterior) pra cá. Mas pode ser qualquer nome.
Esses são os eventos que precisam ser movidos pro grupo:
- Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-59 >> Set Alterable value A "inimigo" to -12
- Código:
Alterable value A of "inimigo" < -1 >> Add 1 to alterable value A "inimigo"
- Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+59 >> Set Alterable value A "inimigo" to 12
- Código:
Alterable value A of "inimigo" > 1 >> Sub 1 to alterable value A "inimigo"
Apenas esses quatro.
Agora crie mais um grupo. Vou chamá-lo de "ataque 2".
Agora coloque esses eventos dentro do grupo:
- Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-109 >> Shoot "tiro" in selected direction (<--)
- Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+109 >> Shoot "tiro" in selected direction (-->)
Notem que o campo de visão do inimigo no tiro é bem maior do que o dash.
Xi, o tiro não ta saindo do lugar do Hot Spot!
Sim, sim, sim! O tiro sai do action point, que é outra ferramenta que nem o hot spot. Ajuste onde você quer que o tiro saia.
Pronto. Os eventos devem estar assim:
Agora faremos com que ele use apenas 1 desses ataques, escolhendo aleatóriamente qual deles vai usar.
- Código:
Always >> Set alterable value D "inimigo" to Random(2)
O Random(2) eu não sei onde fica, eu sempre digito ele . O 2 será a base. Que nem número binário: base 2, ou seja, apenas número 0 e 1. Aqui a base do random é 2, então teremos 0 e 1.
Agora faça esses eventos:
- Código:
Alterable value D of "inimigo" = 0 >> Activate group "ataque 1"
Deactivate group "ataque 2"
- Código:
Alterable value D of "inimigo" = 1 >> Activate group "ataque 2"
Deactivate group "ataque 1"
Terminamos! Ele vai escolher aleatóriamente se vai atirar em você ou usar o dash para atacar!
Se usar já sabe né? Créditos a Hazael (eu), Silas, Skilo, Alves e Matheus290.
Hazael - Matéria
Silas - Collision masks
Skilo - Tutorial de movimento custom
Alves - Fast loops
Matheus290 - Engine de movimento custom
FireSoul- Usuário
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 27
Re: IA de um inimigo - Parte 3
Muito legal! Parabéns!
danilox- Usuário
- Mensagens : 101
Data de inscrição : 05/07/2010
Idade : 24
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