Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!
Fusion Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Ideia: MMFMakers, do zero
por mediamaker Qua 26 maio 2021, 12:28

» [Flash] Haunt the house
por mediamaker Sáb 19 Set 2020, 16:47

» Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
por mediamaker Sex 15 Set 2017, 14:19

» CF2.5 -> 26 reais na steam
por Matheus290 Ter 22 Dez 2015, 17:52

» Aplicação com Editbox não tá rodando online
por Matheus290 Sáb 19 Set 2015, 01:38

» A Guilda continua!!!! "Âncora Team" (novo nome)
por weliowl7 Qua 16 Set 2015, 01:52

» Sub-application e Inventario
por majorcorps Dom 23 Ago 2015, 13:11

» Efeito de string
por majorcorps Sáb 22 Ago 2015, 19:55

» [PC] Pitiri 1997
por Matheus290 Sáb 20 Jun 2015, 17:10

» Teclado virtual com Edit Box
por mediamaker Sáb 20 Jun 2015, 14:10

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 251 em Ter 26 Out 2021, 22:21
Estatísticas
Temos 256 usuários registrados
O último membro registrado é Sitydistta

Os nossos membros postaram um total de 5268 mensagens em 575 assuntos

IA de um inimigo - Parte 3

2 participantes

Ir para baixo

IA de um inimigo - Parte 3 Empty IA de um inimigo - Parte 3

Mensagem por FireSoul Sáb 20 Fev 2010, 20:43

Nível: Médio [|||--]

Nesse tutorial eu ensinarei a vocês como fazer o inimigo usar um de seus 2 ataques aleatóriamente.

Peraí, mas no tutorial anterior você só ensinou um ataque!
Calma, nós vamos fazer o segundo aqui nesse tuto.

Você vai precisar de:
1 alterable value
1 active pra ser o inimigo
1 active pra ser o tiro do inimigo
1 active pra ser o herói


Você precisa entender:
Movimento custom
Action Point
Grupos de eventos
Random


Antes de tudo, crie um grupo de eventos. É o jeito mais rápido e prático sem precisar alterar eventos aqui. Crie com qualquer nome, mas eu vou dar o nome de "ataque 1". Isso porque vamos mover todos os eventos de ataque (o dash que ensinei a fazer no tutorial anterior) pra cá. Mas pode ser qualquer nome.

Esses são os eventos que precisam ser movidos pro grupo:

Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-59 >> Set Alterable value A "inimigo" to -12
Código:
Alterable value A of "inimigo" < -1 >> Add 1 to alterable value A "inimigo"
Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+59 >> Set Alterable value A "inimigo" to 12
Código:
Alterable value A of "inimigo" > 1 >> Sub 1 to alterable value A "inimigo"

Apenas esses quatro.

Agora crie mais um grupo. Vou chamá-lo de "ataque 2".

Agora coloque esses eventos dentro do grupo:

Código:
X position of "herói" > X "inimigo"-109 >> Shoot "tiro" in selected direction (<--)
Código:
X position of "herói" < X "inimigo"+109 >> Shoot "tiro" in selected direction (-->)

Notem que o campo de visão do inimigo no tiro é bem maior do que o dash.

Xi, o tiro não ta saindo do lugar do Hot Spot!
Sim, sim, sim! O tiro sai do action point, que é outra ferramenta que nem o hot spot. Ajuste onde você quer que o tiro saia.

Pronto. Os eventos devem estar assim:
Agora faremos com que ele use apenas 1 desses ataques, escolhendo aleatóriamente qual deles vai usar.

Código:
Always >> Set alterable value D "inimigo" to Random(2)

O Random(2) eu não sei onde fica, eu sempre digito ele Very Happy. O 2 será a base. Que nem número binário: base 2, ou seja, apenas número 0 e 1. Aqui a base do random é 2, então teremos 0 e 1.

Agora faça esses eventos:

Código:
Alterable value D of "inimigo" = 0 >> Activate group "ataque 1"
                             Deactivate group "ataque 2"
Código:
Alterable value D of "inimigo" = 1 >> Activate group "ataque 2"
                             Deactivate group "ataque 1"

Terminamos! Ele vai escolher aleatóriamente se vai atirar em você ou usar o dash para atacar!
Se usar já sabe né? Créditos a Hazael (eu), Silas, Skilo, Alves e Matheus290.

Hazael - Matéria
Silas - Collision masks
Skilo - Tutorial de movimento custom
Alves - Fast loops
Matheus290 - Engine de movimento custom

FireSoul
Usuário

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

IA de um inimigo - Parte 3 Empty Re: IA de um inimigo - Parte 3

Mensagem por danilox Seg 12 Jul 2010, 10:36

Muito legal! Parabéns! Smile
danilox
danilox
Usuário

Mensagens : 101
Data de inscrição : 05/07/2010
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos