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Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
4 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Iniciante
Página 1 de 1
Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
Plataform Moviment Object
Introução:
O PMO (Plataform Moviment Object) é uma extensão do MMF2 que simula uma engine de plataforma em algum objeto do seu jogo.Ele tem uma boa personalização das características do objeto na plataforma (velocidade X,velocidade Y,gravidade etc.)
Importante:
Engine de exemplo: Aqui
Extensão: Aqui (OBS:Colar o arquivo nas pastas Multimedia Fusion 2/Extensions e Multimedia Fusion 2/Extensions/Data/Runtime.)
Ter conhecimento intermediário no MMF2 - Nível Fácil
Começando:
Vamos precisar de:
1 Plataform Moviment Object
2 Actives (um colisor e o player)
• Backdrops (para o piso e as paredes)
Ok,primeiro organize do seu jeito o cenário:
OBS:Deixe todos os Backdrops que serão piso,paredes etc. em Obstacle.
Agora está na hora de botar a mão na massa!Primeiro vamos colocar que AO INICIAR O FRAME,o PMO escolha o active COLISOR para ser o "Player" da extensão:
Pronto,agora vamos colocar tambem para que SEMPRE,o active PLAYER fique na posição X=0,0 e Y=0,0 do COLISOR e o colisor SEMPRE irá ficar invisivel.
Agora vamos fazer para o COLISOR detectar a colisão com o backdrop.
Pronto,teste e veja que o Player já esta se colidindo com o Backdrop e o Colisor está invisivel.
Calma!Vamos fazer isso agora!Sempre que eu ficar pressionado para a ESQUERDA o player ande para esquerda:
Agora para DIREITA:
Aproveitando vamos fazer o pulo que é bem simples:
Pronto,teste e veja seu player com movimento de plataforma
OBS:Para não ocorrer muitos bugs,faça este evento:
Configurando:
Ao dar 2 cliques encima da extensão,você verá esta tela:
• Velocidade
• Pulo
• Os quadrados cinzas são ações que não estamos usando.
---------------------
Max X velocity:Determina a velocidade X do objeto.
Max Y velocity:Determina a velocidade Y do objeto.
Gravity:Define a gravidade do objeto.
Jump Strength:Define a força do pulo.
Finalizando:
Este tutorial ensinou a você o basico da extensão Plataform Moviment Object,que além de simples é poderosa para jogos de plataforma.Com este tutorial você já pode sair fazendo jogos simples que usem plataforma.
Proximo Passo:
O proximo tutorial será as animações junto com o Pivot Stick Figure,criando animações para seu personagem e como fazer ele correr ou andar em 2 modos.
Até...
Sonic_BR
Introução:
O PMO (Plataform Moviment Object) é uma extensão do MMF2 que simula uma engine de plataforma em algum objeto do seu jogo.Ele tem uma boa personalização das características do objeto na plataforma (velocidade X,velocidade Y,gravidade etc.)
Importante:
Engine de exemplo: Aqui
Extensão: Aqui (OBS:Colar o arquivo nas pastas Multimedia Fusion 2/Extensions e Multimedia Fusion 2/Extensions/Data/Runtime.)
Ter conhecimento intermediário no MMF2 - Nível Fácil
Começando:
Vamos precisar de:
1 Plataform Moviment Object
2 Actives (um colisor e o player)
• Backdrops (para o piso e as paredes)
Ok,primeiro organize do seu jeito o cenário:
OBS:Deixe todos os Backdrops que serão piso,paredes etc. em Obstacle.
Agora está na hora de botar a mão na massa!Primeiro vamos colocar que AO INICIAR O FRAME,o PMO escolha o active COLISOR para ser o "Player" da extensão:
Pronto,agora vamos colocar tambem para que SEMPRE,o active PLAYER fique na posição X=0,0 e Y=0,0 do COLISOR e o colisor SEMPRE irá ficar invisivel.
Agora vamos fazer para o COLISOR detectar a colisão com o backdrop.
Pronto,teste e veja que o Player já esta se colidindo com o Backdrop e o Colisor está invisivel.
Mas Sonic,como vamos movimentar o player?
Calma!Vamos fazer isso agora!Sempre que eu ficar pressionado para a ESQUERDA o player ande para esquerda:
Agora para DIREITA:
Aproveitando vamos fazer o pulo que é bem simples:
Pronto,teste e veja seu player com movimento de plataforma
OBS:Para não ocorrer muitos bugs,faça este evento:
Configurando:
Ao dar 2 cliques encima da extensão,você verá esta tela:
• Velocidade
• Pulo
• Os quadrados cinzas são ações que não estamos usando.
---------------------
Max X velocity:Determina a velocidade X do objeto.
Max Y velocity:Determina a velocidade Y do objeto.
Gravity:Define a gravidade do objeto.
Jump Strength:Define a força do pulo.
Finalizando:
Este tutorial ensinou a você o basico da extensão Plataform Moviment Object,que além de simples é poderosa para jogos de plataforma.Com este tutorial você já pode sair fazendo jogos simples que usem plataforma.
Proximo Passo:
O proximo tutorial será as animações junto com o Pivot Stick Figure,criando animações para seu personagem e como fazer ele correr ou andar em 2 modos.
Até...
Sonic_BR
Última edição por Sonic_BR em Ter 27 Dez 2011, 12:15, editado 4 vez(es)
Sonic_BR- Usuário
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Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
Muito bom! Parabéns! Quem quiser um movimento melhor que o pré-definido da Click Team e tem preguiça de aprender o Custom (que se aprender, pode fazer o que quiser), aprenda o Platform Object nesse tutorial! Muito bom! + 1
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
Valeu manolo!
Na parte 2 eu irei fazer as animações (eu nem aprendi ainda) que é facin!!
Valeu!
@EDIT
Ahhh e no proximo tutorial terá como correr também!
Na parte 2 eu irei fazer as animações (eu nem aprendi ainda) que é facin!!
Valeu!
@EDIT
Ahhh e no proximo tutorial terá como correr também!
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
Ficar movendo as matérias é chato t.t
Aprovado =D
Aprovado =D
Re: Como usar o Plataform Moviment Object - Parte 1 [COMPLETO]
vlw!!! muito bom!!!
sominterre- Usuário
- Mensagens : 314
Data de inscrição : 08/02/2011
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Iniciante
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