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Gravidade e Relevos no Mod7ex

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Gravidade e Relevos no Mod7ex Empty Gravidade e Relevos no Mod7ex

Mensagem por Matheus290 Sáb 20 Fev 2010, 20:57

Bom, hoje vou ensinar a fazer gravidade e chão (subir e descer relevos). Bom, é MUITO CHATO de fazer. Eu não saberia fazer se não tivesse estudado a engine original. OK, vamos lá...

Faça todo o procedimento do primeiro tutorial que fiz do Mod7ex. (Não sabe qual é? Clique Aqui)

Crie 2 counters: Gravidade e Solo. No event Editor faça:

Always ---> Set Counter "Solo"-> HeightAt( "Mode 7 ex", X Origin( "Mode 7 ex" ), Y Origin( "Mode 7 ex" ))+6000

Tio TheTheus, pq 6000?
Pode ser qualquer número acima de 5000. Você vai entender o porquê do acima de 5000. E eu prefiro 6000, fica mais munityn!

Always ---> Set Elevation (z origin) -> value( "Gravidade" )
Vá em compare 2 values e coloque na primeira caixa -> Z Origin( "Mode 7 ex" ); no meio coloque "Greater or Equal"; e na ultima caixa você coloca value( "Solo" ). Com essa condição feita, vá no counter Gravidade e coloque para subtrair 50.

Compare dois valores novamente: Z Origin( "Mode 7 ex" ) /\ Lower /\ value( "Solo" ). No Mod7ex ---> Set Z Origin -> value( "Solo" ) e no Counter Gravidade ---> Set Counter -> value( "Solo" )-Z Origin( "Mode 7 ex" ).

Entendendo essa expressão: "Se o valor Z da Câmera (valor Z seria como um Y em jogos de plataforma. Ou seja, o Z é usado para Vertical) for menor que o valor do Counter ("Solo"), Muda o valor da câmera para o valor do Solo, e mude o valor do Counter ("Gravidade") para o valor do Counter ("Solo") menos (Subtração) o valor Z da Câmera.

Isso é apenas a parte da Gravidade.

Agora vamos para o Movimento.



Repeat While Moves UP ---> Walk Forward 6

Repeat While Moves UP
+(compare 2 values) HeightAt( "Mode 7 ex", X Origin( "Mode 7 ex" ), Y Origin( "Mode 7 ex" ))+5000 /\ Greater /\ value( "Solo" )+1000 ---> Walk Backward 6

Entendendo a expressão: Se estiver pressionando o Cima, também, o valor da Altura em Origem X e Origem Y do Mod7ex + 5000 for maior que o valor do Counter ("Solo") + 1000, a câmera andará 6px para frente.

Faça o mesmo com o Moves Down só que acrescente -6 ao invés de 6.


Isso aí em cima é o movimento de ir para frente e para tras. Aquele movimento do outro tutorial, esqueça. Não usaremos mais. Aquilo é apenas num jogo de nave. Ou para você aprender como funciona.

E a parte da rotação é a mesma coisa do outro Tutorial. Esquerda muda a rotação para - 2 do ângulo atual e Direita para + 2 do ângulo atual.

Se não conseguirem fazer, eu vou postar minha engine aqui. Lembrem-se, isso eu aprendi estudando a engine original. Eu não sei os valores. Eu apenas entendi os eventos. Até mais emuxosss!! Very Happy

Tutorial Mod7ex com Relevo --Aqui está o download da Engine... caso você não conseguir fazer alguma coisa e tiver preguiça de postar a sua duvida aqui, dê uma olhada na engine.
Matheus290
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