Entrar
Procurar
Últimos assuntos
» Ideia: MMFMakers, do zeropor mediamaker Qua 26 maio 2021, 12:28
» [Flash] Haunt the house
por mediamaker Sáb 19 Set 2020, 16:47
» Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
por mediamaker Sex 15 Set 2017, 14:19
» CF2.5 -> 26 reais na steam
por Matheus290 Ter 22 Dez 2015, 17:52
» Aplicação com Editbox não tá rodando online
por Matheus290 Sáb 19 Set 2015, 01:38
» A Guilda continua!!!! "Âncora Team" (novo nome)
por weliowl7 Qua 16 Set 2015, 01:52
» Sub-application e Inventario
por majorcorps Dom 23 Ago 2015, 13:11
» Efeito de string
por majorcorps Sáb 22 Ago 2015, 19:55
» [PC] Pitiri 1997
por Matheus290 Sáb 20 Jun 2015, 17:10
» Teclado virtual com Edit Box
por mediamaker Sáb 20 Jun 2015, 14:10
Quem está conectado?
Há 20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 251 em Ter 26 Out 2021, 22:21
Estatísticas
Temos 256 usuários registradosO último membro registrado é Sitydistta
Os nossos membros postaram um total de 5268 mensagens em 575 assuntos
Gravidade e Relevos no Mod7ex
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Avançado
Página 1 de 1
Gravidade e Relevos no Mod7ex
Bom, hoje vou ensinar a fazer gravidade e chão (subir e descer relevos). Bom, é MUITO CHATO de fazer. Eu não saberia fazer se não tivesse estudado a engine original. OK, vamos lá...
Faça todo o procedimento do primeiro tutorial que fiz do Mod7ex. (Não sabe qual é? Clique Aqui)
Crie 2 counters: Gravidade e Solo. No event Editor faça:
Tio TheTheus, pq 6000?
Pode ser qualquer número acima de 5000. Você vai entender o porquê do acima de 5000. E eu prefiro 6000, fica mais munityn!
Compare dois valores novamente: Z Origin( "Mode 7 ex" ) /\ Lower /\ value( "Solo" ). No Mod7ex ---> Set Z Origin -> value( "Solo" ) e no Counter Gravidade ---> Set Counter -> value( "Solo" )-Z Origin( "Mode 7 ex" ).
Entendendo essa expressão: "Se o valor Z da Câmera (valor Z seria como um Y em jogos de plataforma. Ou seja, o Z é usado para Vertical) for menor que o valor do Counter ("Solo"), Muda o valor da câmera para o valor do Solo, e mude o valor do Counter ("Gravidade") para o valor do Counter ("Solo") menos (Subtração) o valor Z da Câmera.
Isso é apenas a parte da Gravidade.
Agora vamos para o Movimento.
Entendendo a expressão: Se estiver pressionando o Cima, também, o valor da Altura em Origem X e Origem Y do Mod7ex + 5000 for maior que o valor do Counter ("Solo") + 1000, a câmera andará 6px para frente.
Faça o mesmo com o Moves Down só que acrescente -6 ao invés de 6.
Isso aí em cima é o movimento de ir para frente e para tras. Aquele movimento do outro tutorial, esqueça. Não usaremos mais. Aquilo é apenas num jogo de nave. Ou para você aprender como funciona.
E a parte da rotação é a mesma coisa do outro Tutorial. Esquerda muda a rotação para - 2 do ângulo atual e Direita para + 2 do ângulo atual.
Se não conseguirem fazer, eu vou postar minha engine aqui. Lembrem-se, isso eu aprendi estudando a engine original. Eu não sei os valores. Eu apenas entendi os eventos. Até mais emuxosss!!
Tutorial Mod7ex com Relevo --Aqui está o download da Engine... caso você não conseguir fazer alguma coisa e tiver preguiça de postar a sua duvida aqui, dê uma olhada na engine.
Faça todo o procedimento do primeiro tutorial que fiz do Mod7ex. (Não sabe qual é? Clique Aqui)
Crie 2 counters: Gravidade e Solo. No event Editor faça:
Always ---> Set Counter "Solo"-> HeightAt( "Mode 7 ex", X Origin( "Mode 7 ex" ), Y Origin( "Mode 7 ex" ))+6000
Tio TheTheus, pq 6000?
Pode ser qualquer número acima de 5000. Você vai entender o porquê do acima de 5000. E eu prefiro 6000, fica mais munityn!
Vá em compare 2 values e coloque na primeira caixa -> Z Origin( "Mode 7 ex" ); no meio coloque "Greater or Equal"; e na ultima caixa você coloca value( "Solo" ). Com essa condição feita, vá no counter Gravidade e coloque para subtrair 50.Always ---> Set Elevation (z origin) -> value( "Gravidade" )
Compare dois valores novamente: Z Origin( "Mode 7 ex" ) /\ Lower /\ value( "Solo" ). No Mod7ex ---> Set Z Origin -> value( "Solo" ) e no Counter Gravidade ---> Set Counter -> value( "Solo" )-Z Origin( "Mode 7 ex" ).
Entendendo essa expressão: "Se o valor Z da Câmera (valor Z seria como um Y em jogos de plataforma. Ou seja, o Z é usado para Vertical) for menor que o valor do Counter ("Solo"), Muda o valor da câmera para o valor do Solo, e mude o valor do Counter ("Gravidade") para o valor do Counter ("Solo") menos (Subtração) o valor Z da Câmera.
Isso é apenas a parte da Gravidade.
Agora vamos para o Movimento.
Repeat While Moves UP ---> Walk Forward 6
Repeat While Moves UP
+(compare 2 values) HeightAt( "Mode 7 ex", X Origin( "Mode 7 ex" ), Y Origin( "Mode 7 ex" ))+5000 /\ Greater /\ value( "Solo" )+1000 ---> Walk Backward 6
Entendendo a expressão: Se estiver pressionando o Cima, também, o valor da Altura em Origem X e Origem Y do Mod7ex + 5000 for maior que o valor do Counter ("Solo") + 1000, a câmera andará 6px para frente.
Faça o mesmo com o Moves Down só que acrescente -6 ao invés de 6.
Isso aí em cima é o movimento de ir para frente e para tras. Aquele movimento do outro tutorial, esqueça. Não usaremos mais. Aquilo é apenas num jogo de nave. Ou para você aprender como funciona.
E a parte da rotação é a mesma coisa do outro Tutorial. Esquerda muda a rotação para - 2 do ângulo atual e Direita para + 2 do ângulo atual.
Se não conseguirem fazer, eu vou postar minha engine aqui. Lembrem-se, isso eu aprendi estudando a engine original. Eu não sei os valores. Eu apenas entendi os eventos. Até mais emuxosss!!
Tutorial Mod7ex com Relevo --Aqui está o download da Engine... caso você não conseguir fazer alguma coisa e tiver preguiça de postar a sua duvida aqui, dê uma olhada na engine.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Avançado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|