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Mais uma duvida sobre projetos online XD
3 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
Página 1 de 1
Mais uma duvida sobre projetos online XD
Galera se tiver alguem aqui que saiba como fazer projetos online eu pesso que faça um video-tutorial ensinando a fazer pois é confuso ler e tentar fazer as coisas a partir do que esta escrito ou então faça uma engine ou algo assim.
P.s. Não poste respostas como:
-Faça primeiro jogos off
-É muito complicado
-Não sei como fazer
Poste algo apenas se souber como fazer e/ou ja tiver feito a engine ou o video-tutorial
P.s. Não poste respostas como:
-Faça primeiro jogos off
-É muito complicado
-Não sei como fazer
Poste algo apenas se souber como fazer e/ou ja tiver feito a engine ou o video-tutorial
tonico- Usuário
- Mensagens : 368
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 25
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
Seja mais objetivo, jogo online pode ser feito de N formas.
Two players - um se conecta ao outro não é necessario um server fixo, um jogador é o host e o outro o convidado.
Multiplay - é necessario que um dos jogadores sejá o servidor/host, e um lobby para vizualizar as salas criadas, é necessario somente um servidor de lobby sem banco de dados. (no maximo 32 players)
Massivo/MMO/MMORPG - necessita de um servidor potente e bem estruturado para suportar cerca de centenas de jogadores ao mesmo tempo e um banco de dados à altura. (browser games tb se encaixam nesse patamar)
então seria mais facil vc dizer o que gostaria de fazer pra quem for ajudar saber de que nivel de estrutura vc necessita, tenho um conhecimento amador em estruturas onlines, mas todos meus projetos são online, então acho que posso te ajudar.
Two players - um se conecta ao outro não é necessario um server fixo, um jogador é o host e o outro o convidado.
Multiplay - é necessario que um dos jogadores sejá o servidor/host, e um lobby para vizualizar as salas criadas, é necessario somente um servidor de lobby sem banco de dados. (no maximo 32 players)
Massivo/MMO/MMORPG - necessita de um servidor potente e bem estruturado para suportar cerca de centenas de jogadores ao mesmo tempo e um banco de dados à altura. (browser games tb se encaixam nesse patamar)
então seria mais facil vc dizer o que gostaria de fazer pra quem for ajudar saber de que nivel de estrutura vc necessita, tenho um conhecimento amador em estruturas onlines, mas todos meus projetos são online, então acho que posso te ajudar.
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
Ok se for possivel Massivo/MMO/MMORPG caso não de seria um de Multiplay, menos que isso não da.
tonico- Usuário
- Mensagens : 368
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 25
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
Nossa... normal, ninguem quer começar pelo começo, todos tentam ir logo para o avançado eheheh, mas ok, eu já postei aqui no forum uma engine de MMORPG (não foi eu quem fez apenas postei) para se fazer um mmorpg eu lhe daria as duas primeiras respostas que vc pediu pra não postar ^^, um mmorpg é um jogo com varios sistemas complexos e que precisam trabalhar em sincronia temporal para não causar muita variação de ações nos players envolvidos (LAG), muitos dizem que o mmf não é capaz de fazer um sistema sem lag... eu discordo, tem como, basta ser bem feito, não vou fazer a engine e posta-la (Obvio) pois a engine de um mmorpg são varios sistemas na mesma engine, ou seja, é uma das partes mais complexas e demorada de ser feita.
Bem vamos lá, a primeira resposta que você não queria ler, "faça primeiro jogos off"...
O ideal é exatamente isso, fazer primeiro a versão offline do projeto que vc quer transformar em multplayer para testar a jogabilidade e interface do projeto, assim fica mais facil de ir adicionando elementos de interação aos poucos (score online, save world, positions...etc) até que fique totalmente online e massivo.
A segunda resposta indesejada, "É muito complicado"...
Sim, é muito complicado, mas todo projeto ambicioso é, se está querendo fazer um mmorpg porem quer tentar fazer isso de um modo rapido e pratico, conseguindo uma engine ali e aqui sem bater cabeça, pode esquecer, então nem comece, mas se está disposto realmente ir a fundo nisso e passar noites sem dormir pesquisando maneiras de desenvolver sistemas e corrigindo bugs, aqui umas etapas basicas para se fazer um mmorpg:
- Vamos partir do principio que o projeto já foi roteirizado e o concept art já foi feito, que toda a ambientação do jogo já está criada, só faltaria criar a jogabilidade e sistemas;
- Por se tratar de um jogo online, a jogabilidade tem que se impecavel e de preferencia uma que não envolva um object track (rastreamento de objeto) muito preciso, exemplo, se você cria uma jogabilidade onde sempre que se apertar um tecla direcional o objeto anda para aquela direção, este sistema não servirá para um mmorpg, pois cada jogador segurando uma tcla direcional estaria enviando milhares de pacotes de msg para o servidor ao segurar uma tcla para se locomover, serei mais claro:
Modo com Excesso de informação: Vou andar de X:0 para X:100, seguro a tecla Right, nesse processo estarei enviando 100 pacotes de msg
Modo light de informação: vou fazer o mesmo trajeto, de X:0 para X:100, clico com o mouse no ponto X:100, envio apenas 1 pacote informando que vou andar do ponto 0 ao ponto 100
Lembrando que toca vez que o objeto mover, juntamente com o track X e Y, estará enviando tb informações adicionais conforme o seu jogo necessite, como direção que o objeto esta virado, velocidade, animação... etc;
- Escolhido a jogabilildade, vamos aos sistemas, sistema de login, criação de personagem, banco de dados(inventario, lvl, rank...etc), comunicação (chat), interface (menus) ... enfim, os sistemas variam conforme os projetos, cada um os criam como achar necessario para o projeto;
- Devo está esquecendo de muitas etapas, mas enfim... fases betas, para enfim testar o seu mmorpg com pessoas com bandas de internet variadas, milhares de bugs diferentes serão detectados, pois a velocidade da internet irá interferir diretamente no seu mmorpg e de como será a interação entre os jogadores.
Sei que o que você queria não era esse monte de etapas que eu descrevir, e sim ver os codigos de cada uma já prontos, eu tb queria, queria uma guria bem gata me dando uvas na boca... mas... num tem =/
Enfim, comece a fazer o sistema, onde tiver duvidas e dificuldades pode perguntar...
Bem vamos lá, a primeira resposta que você não queria ler, "faça primeiro jogos off"...
O ideal é exatamente isso, fazer primeiro a versão offline do projeto que vc quer transformar em multplayer para testar a jogabilidade e interface do projeto, assim fica mais facil de ir adicionando elementos de interação aos poucos (score online, save world, positions...etc) até que fique totalmente online e massivo.
A segunda resposta indesejada, "É muito complicado"...
Sim, é muito complicado, mas todo projeto ambicioso é, se está querendo fazer um mmorpg porem quer tentar fazer isso de um modo rapido e pratico, conseguindo uma engine ali e aqui sem bater cabeça, pode esquecer, então nem comece, mas se está disposto realmente ir a fundo nisso e passar noites sem dormir pesquisando maneiras de desenvolver sistemas e corrigindo bugs, aqui umas etapas basicas para se fazer um mmorpg:
- Vamos partir do principio que o projeto já foi roteirizado e o concept art já foi feito, que toda a ambientação do jogo já está criada, só faltaria criar a jogabilidade e sistemas;
- Por se tratar de um jogo online, a jogabilidade tem que se impecavel e de preferencia uma que não envolva um object track (rastreamento de objeto) muito preciso, exemplo, se você cria uma jogabilidade onde sempre que se apertar um tecla direcional o objeto anda para aquela direção, este sistema não servirá para um mmorpg, pois cada jogador segurando uma tcla direcional estaria enviando milhares de pacotes de msg para o servidor ao segurar uma tcla para se locomover, serei mais claro:
Modo com Excesso de informação: Vou andar de X:0 para X:100, seguro a tecla Right, nesse processo estarei enviando 100 pacotes de msg
Modo light de informação: vou fazer o mesmo trajeto, de X:0 para X:100, clico com o mouse no ponto X:100, envio apenas 1 pacote informando que vou andar do ponto 0 ao ponto 100
Lembrando que toca vez que o objeto mover, juntamente com o track X e Y, estará enviando tb informações adicionais conforme o seu jogo necessite, como direção que o objeto esta virado, velocidade, animação... etc;
- Escolhido a jogabilildade, vamos aos sistemas, sistema de login, criação de personagem, banco de dados(inventario, lvl, rank...etc), comunicação (chat), interface (menus) ... enfim, os sistemas variam conforme os projetos, cada um os criam como achar necessario para o projeto;
- Devo está esquecendo de muitas etapas, mas enfim... fases betas, para enfim testar o seu mmorpg com pessoas com bandas de internet variadas, milhares de bugs diferentes serão detectados, pois a velocidade da internet irá interferir diretamente no seu mmorpg e de como será a interação entre os jogadores.
Sei que o que você queria não era esse monte de etapas que eu descrevir, e sim ver os codigos de cada uma já prontos, eu tb queria, queria uma guria bem gata me dando uvas na boca... mas... num tem =/
Enfim, comece a fazer o sistema, onde tiver duvidas e dificuldades pode perguntar...
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
leodigaum escreveu:
Sei que o que você queria não era esse monte de etapas que eu descrevir, e sim ver os codigos de cada uma já prontos, eu tb queria, queria uma guria bem gata me dando uvas na boca... mas... num tem =/
Haha eu tenho. Oks man vlw, mas vc pode então me dize onde ta essa engine pq eu procurei no forum e num achei [mas tamb eu so um lexado mesmo]
tonico- Usuário
- Mensagens : 368
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 25
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
ehhee... ae:
----> MMORPG Engine
----> MMORPG Engine
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Mais uma duvida sobre projetos online XD
Ok não entendi nada da engine nem consegui abri ela.
tonico- Usuário
- Mensagens : 368
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 25
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
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