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Dicionário MMF
4 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Matérias
Página 1 de 1
Dicionário MMF
Créditos: Staltz, foi quem teve a ideia e montou um na Gaming Brasil
Pessoas que colaboraram e colaboram com o dicionario
-- Bem, a ideia é montar um dicionario com definições de fácil entendimento de termos usados nas ferramentas Click Team --
Claro que, vou precisar da ajuda da comunidade para monta-lo, ja coloquei algumas definições básicas nele, se estiverem errada me corrijam, e se tiverem melhores postem aqui =D
A:
Active Object: Objeto animado (usado como o personagem do jogo, por exemplo)
Application: Aplicação, é todo o projeto.
Actions: Ações, é o que acontece quando um evento é ativado, ações ocorrem quando as condições do evento estão acontecendo.
Alterable Values: Variáveis do programa multimedia fusion e derivados.
B:
Ball Moviment: Movimento pré-definido que simula uma bola (estilo Pong), mas com limites de direção.
Behaviors: São eventos internos(nas opções do objeto) somente para o objeto activo selecionado.
Build Type: Escolha se seu jogo vai ser um arquivo .exe (Stand-Alone Aplication), proteção de tela (Screen Saver), ou jogo pelo browser (Internet Aplication, precisa do Vitalize)
Build Filename: Se você quiser definir um nome pro aplicativo. Se deixar em branco, ele vai ser, por exemplo, nomedoprojeto.exe
C:
Counter: "Armazenador" de números
Condition: Condição, determina quando uma ação deve acontecer
Car moviment: Movimento predefinido da clickteam baseando-se em jogos de carro.
Custom moviment:: Movimento customizado (criado por você) usando os vetores X e Y para o movimento. A velocidade, aceleração, gravidade, etc... é contada através de pixels.
Compress Level: A qualidade da compressão do projeto quando criar o Stand-Alone. Maximum garante menor tamanho do arquivo, mas leva mais tempo pra ser feito.
Compress the Runtime: Similar ao anterior, mas com eventos. Quase inútil, mas deixe desativado se seu projeto for um Internet Aplication, pois pode ter problemas com firewall
Command Line: Você pode colocar uns comandos que só farão efeito quando você testa o projeto, não estará presente no .exe. Exemplo de comandos: /NOF - Evita que a tela fique full screen
D:
Debugger: Janela com informações diversas sobre o projeto que permite alterar dados do mesmo com um duplo clique, facilitando, assim, o "testamento" (XD) do jogo. Objetos podem ser adicionados ao Debugger com a ação "Add object to Debugger".
Direct Show: Uma extensão que pode rodar qualquer arquivo de mídia.
E:
Event Editor: Editor de eventos, onde você cria/edita eventos da aplicação
Event: Evento, onde são encontradas todas as condições e ações da aplicação.
Eight Directions Moviment: Movimento pré-definido em oito direções (como os jogos Megaman Battle Network)
Enable debugger keyboard shortcuts: Permite usar os atalhos do debugger (que eu não sei quais são) Desative caso esteja interferindo com os controles do seu projeto
F:
Frame: Cada tela do projeto
Fade: Efeito de transição de tela
Flags: São "interruptores" podem ser desligadas ou ligadas.
G:
Global Value: Valor global, armazena números globais, ou seja, não são "esquecidos" quando o frame termina.
Global String: Funcionam como Alterable Values, mas estes são formados por um texto, e pode ser modificado através de eventos. Ele também pode ser usado pelo programa como um código.
Graphics Mode: A quantidade de cores máximas que seu jogo exibe. Diminuir o valor reduz drasticamente o tamanho do jogo, mas diminue a qualidade das imagens (principalmente se você usar gráficos 3D)
Group Events: Uma ferramenta de eventos para melhorar a programação. É só você inserir eventos e programar a hora de ativação e desativação.
H:
Hi- Score:Uma extensão para mostrar os pontos feitos de um jogador(No final do jogo).
I:
Inteligencia Artificial:Inteligencia que age sozinha a partir de programação
Include External Files: Inclue todos os arquivos externos (como músicas). Útil de seu projeto pega uma música de uma pasta sua, e você quer que este arquivo seja aberto pelo Stand-Alone sem ter que colocar esse arquivo no zip (ou similar). Ele inclui os arquivos no Stand-Alone, e abre eles numa pasta temporária quando o executável é aberto.
J:
L:
Libs: Pacote com gráficos/sons e as vezes engines
M
Mouse Moviment: Movimento predefinido em que o objeto segue o mouse.
Multiple Movements Movimentos múltiplos, usado no MMF2 permite dar + de 1 movimento a um objeto.
MIDIs: Formato de som + usado em jogos
N:
Negate: Comando para negar um evento.
O:
Overlapping: Checa se um objeto está em cima do outro.
P:
Platform Moviment: Movimento predefinido de plataforma criado pela clickteam.
Paralax Scrooling: Efeito onde o background "anda" + devagar conforme a distancia aumenta (ex: quando vc anda de carro os objetos + distantes passam + devagar do q os que estão perto)
Path Moviment: Movimento onde você define um caminho a ser seguido pelo objeto.
Properties Toolbar: Mosta as propriedades de um item selecionado no frame.
Q:
Qualifers: "Qualificações" dadas a objetos para trabalhar com todos em um só evento (ex: tenho 2 inimigos e quero fazer um mesmo evento para os dois, o q fasso? Qualifico os dois em qualifer e fasso um evento através dele)
R:
Random: Numero,ações,quantidade e etc randomicas
S:
Score: Pontuação
Static Moviment: Um movimento estático(paralizado).
Storyboard Editor: É a tela que você encontra ao iniciar um novo projeto, nele se encontram uma thumbnail de todas as frames, seus tamanhos, fades, etc...
Sprit Sheet: Pagina contendo sprites com animações(andando,parado,correndo etc..)
Save Stand Alone: Salva o jogo em executavel(.exe)
Sample: Som
Show Debugger: Mostra o debugger (aquela janelinha quando vc testa o projeto, com informações sobre o frame, global values, fps e outras informações)
String: É um objeto que manipula textos em qualquer area de um Frame.
T:
Thumbnail: Uma imagem reduzida que mostra uma versão reduzida da frame.
U:
V:
Vitalize: Outra extensão ou um plugin de mozzila firefox e outros com funções de internet.
W:
Workspace Toolbar: Janela onde é mostrado os frames e aplicações abertas no MMF.
X:
Y:
Z:
Conto com o apoio de vcs!
Por Favor, postem com o código pronto para ajudar:
EX:
Pessoas que colaboraram e colaboram com o dicionario
-- Bem, a ideia é montar um dicionario com definições de fácil entendimento de termos usados nas ferramentas Click Team --
Claro que, vou precisar da ajuda da comunidade para monta-lo, ja coloquei algumas definições básicas nele, se estiverem errada me corrijam, e se tiverem melhores postem aqui =D
--Dicionário--
A:
Active Object: Objeto animado (usado como o personagem do jogo, por exemplo)
Application: Aplicação, é todo o projeto.
Actions: Ações, é o que acontece quando um evento é ativado, ações ocorrem quando as condições do evento estão acontecendo.
Alterable Values: Variáveis do programa multimedia fusion e derivados.
B:
Ball Moviment: Movimento pré-definido que simula uma bola (estilo Pong), mas com limites de direção.
Behaviors: São eventos internos(nas opções do objeto) somente para o objeto activo selecionado.
Build Type: Escolha se seu jogo vai ser um arquivo .exe (Stand-Alone Aplication), proteção de tela (Screen Saver), ou jogo pelo browser (Internet Aplication, precisa do Vitalize)
Build Filename: Se você quiser definir um nome pro aplicativo. Se deixar em branco, ele vai ser, por exemplo, nomedoprojeto.exe
C:
Counter: "Armazenador" de números
Condition: Condição, determina quando uma ação deve acontecer
Car moviment: Movimento predefinido da clickteam baseando-se em jogos de carro.
Custom moviment:: Movimento customizado (criado por você) usando os vetores X e Y para o movimento. A velocidade, aceleração, gravidade, etc... é contada através de pixels.
Compress Level: A qualidade da compressão do projeto quando criar o Stand-Alone. Maximum garante menor tamanho do arquivo, mas leva mais tempo pra ser feito.
Compress the Runtime: Similar ao anterior, mas com eventos. Quase inútil, mas deixe desativado se seu projeto for um Internet Aplication, pois pode ter problemas com firewall
Command Line: Você pode colocar uns comandos que só farão efeito quando você testa o projeto, não estará presente no .exe. Exemplo de comandos: /NOF - Evita que a tela fique full screen
D:
Debugger: Janela com informações diversas sobre o projeto que permite alterar dados do mesmo com um duplo clique, facilitando, assim, o "testamento" (XD) do jogo. Objetos podem ser adicionados ao Debugger com a ação "Add object to Debugger".
Direct Show: Uma extensão que pode rodar qualquer arquivo de mídia.
E:
Event Editor: Editor de eventos, onde você cria/edita eventos da aplicação
Event: Evento, onde são encontradas todas as condições e ações da aplicação.
Eight Directions Moviment: Movimento pré-definido em oito direções (como os jogos Megaman Battle Network)
Enable debugger keyboard shortcuts: Permite usar os atalhos do debugger (que eu não sei quais são) Desative caso esteja interferindo com os controles do seu projeto
F:
Frame: Cada tela do projeto
Fade: Efeito de transição de tela
Flags: São "interruptores" podem ser desligadas ou ligadas.
G:
Global Value: Valor global, armazena números globais, ou seja, não são "esquecidos" quando o frame termina.
Global String: Funcionam como Alterable Values, mas estes são formados por um texto, e pode ser modificado através de eventos. Ele também pode ser usado pelo programa como um código.
Graphics Mode: A quantidade de cores máximas que seu jogo exibe. Diminuir o valor reduz drasticamente o tamanho do jogo, mas diminue a qualidade das imagens (principalmente se você usar gráficos 3D)
Group Events: Uma ferramenta de eventos para melhorar a programação. É só você inserir eventos e programar a hora de ativação e desativação.
H:
Hi- Score:Uma extensão para mostrar os pontos feitos de um jogador(No final do jogo).
I:
Inteligencia Artificial:Inteligencia que age sozinha a partir de programação
Include External Files: Inclue todos os arquivos externos (como músicas). Útil de seu projeto pega uma música de uma pasta sua, e você quer que este arquivo seja aberto pelo Stand-Alone sem ter que colocar esse arquivo no zip (ou similar). Ele inclui os arquivos no Stand-Alone, e abre eles numa pasta temporária quando o executável é aberto.
J:
L:
Libs: Pacote com gráficos/sons e as vezes engines
M
Mouse Moviment: Movimento predefinido em que o objeto segue o mouse.
Multiple Movements Movimentos múltiplos, usado no MMF2 permite dar + de 1 movimento a um objeto.
MIDIs: Formato de som + usado em jogos
N:
Negate: Comando para negar um evento.
O:
Overlapping: Checa se um objeto está em cima do outro.
P:
Platform Moviment: Movimento predefinido de plataforma criado pela clickteam.
Paralax Scrooling: Efeito onde o background "anda" + devagar conforme a distancia aumenta (ex: quando vc anda de carro os objetos + distantes passam + devagar do q os que estão perto)
Path Moviment: Movimento onde você define um caminho a ser seguido pelo objeto.
Properties Toolbar: Mosta as propriedades de um item selecionado no frame.
Q:
Qualifers: "Qualificações" dadas a objetos para trabalhar com todos em um só evento (ex: tenho 2 inimigos e quero fazer um mesmo evento para os dois, o q fasso? Qualifico os dois em qualifer e fasso um evento através dele)
R:
Random: Numero,ações,quantidade e etc randomicas
S:
Score: Pontuação
Static Moviment: Um movimento estático(paralizado).
Storyboard Editor: É a tela que você encontra ao iniciar um novo projeto, nele se encontram uma thumbnail de todas as frames, seus tamanhos, fades, etc...
Sprit Sheet: Pagina contendo sprites com animações(andando,parado,correndo etc..)
Save Stand Alone: Salva o jogo em executavel(.exe)
Sample: Som
Show Debugger: Mostra o debugger (aquela janelinha quando vc testa o projeto, com informações sobre o frame, global values, fps e outras informações)
String: É um objeto que manipula textos em qualquer area de um Frame.
T:
Thumbnail: Uma imagem reduzida que mostra uma versão reduzida da frame.
U:
V:
Vitalize: Outra extensão ou um plugin de mozzila firefox e outros com funções de internet.
W:
Workspace Toolbar: Janela onde é mostrado os frames e aplicações abertas no MMF.
X:
Y:
Z:
Conto com o apoio de vcs!
Por Favor, postem com o código pronto para ajudar:
EX:
- Código:
[color=#0000FF]Thumbnail:[/color] Uma imagem reduzida que mostra uma versão reduzida da frame.
Última edição por Skilo em Dom 23 Jan 2011, 02:17, editado 2 vez(es)
Skilo- Usuário
- Mensagens : 32
Data de inscrição : 28/01/2010
Re: Dicionário MMF
Debugger: Janela com informações diversas sobre o projeto que permite alterar dados do mesmo com um duplo clique, facilitando, assim, o "testamento" (XD) do jogo. Objetos podem ser adicionados ao Debugger com a ação "Add object to Debugger".
Re: Dicionário MMF
String: É um objeto que manipula textos em qualquer area de um Frame.
Direct Show: Uma extensão que pode rodar qualquer arquivo de mídia.
Vitalize: Outra extensão ou um plugin de mozzila firefox e outros com funções de internet.
Group Events: Uma ferramenta de eventos para melhorar a programação. É só você inserir eventos e programar a hora de ativação e desativação.
Direct Show: Uma extensão que pode rodar qualquer arquivo de mídia.
Vitalize: Outra extensão ou um plugin de mozzila firefox e outros com funções de internet.
Group Events: Uma ferramenta de eventos para melhorar a programação. É só você inserir eventos e programar a hora de ativação e desativação.
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 24
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Dicionário MMF
Vixi nem lembrava que tinha postado aqui, my bad '-'
Vou ver se retiro umas informações do manual para atualizar aqui.
Vou ver se retiro umas informações do manual para atualizar aqui.
Skilo- Usuário
- Mensagens : 32
Data de inscrição : 28/01/2010
Re: Dicionário MMF
Workspace Toolbar: Janela onde é mostrado os frames e aplicações abertas no MMF.
Properties Toolbar: Mosta as propriedades de um item selecionado no frame.
Properties Toolbar: Mosta as propriedades de um item selecionado no frame.
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Dicionário MMF
Debugger: Uma execução do Runtime do mmf2 para numeração de objetos de um frame.
Negate: Comando para negar um evento. Exemplo: O Sonic pula. Negate: Quando o Sonic não esta pulando.
Hi- Score: Uma extensão para mostrar os pontos feitos de um jogador(No final do jogo).
Negate: Comando para negar um evento. Exemplo: O Sonic pula. Negate: Quando o Sonic não esta pulando.
Hi- Score: Uma extensão para mostrar os pontos feitos de um jogador(No final do jogo).
Gabriel Francisco- Usuário
- Mensagens : 244
Data de inscrição : 07/02/2010
Idade : 24
Localização : Porto Alegre (POA)
Re: Dicionário MMF
Fixei o tópico, porque não é só uma matéria... é, pra falar a verdade, um guia, algo essencial, e um tira-dúvidas.
Mas eu tiro o fixo se o Skilo não ficar atualizando u.u
Mas eu tiro o fixo se o Skilo não ficar atualizando u.u
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