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Engine de Movimento 360 Linkado
4 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Engines :: Avançado
Página 1 de 1
Engine de Movimento 360 Linkado
Pessoal, estou passando para vocês uma engine de Movimento 360 Linkado ao Chão. Falando assim não tem muito sentido, mas veja a capa e teste a engine.
Para entender o movimento, é necessário:
Estando tudo isso Ok, abra a engine, vá olhando as explicações nos frames e nos eventos para que entenda tudo.
Tentei deixar o mais simplificado e explicado possível. Espero que gostem e aprendam
Aqui vão algumas imagens (para entendê-las, abra a engine e leia as explicações).
Download
Para entender o movimento, é necessário:
- Saber Loopings
- Saber o básico do Mov. Custom
- Saber o básico do 360 (Seno e Cosseno)
- Ter entendido a Engine de Raycast
- Ter a extensão Advance Direction
Estando tudo isso Ok, abra a engine, vá olhando as explicações nos frames e nos eventos para que entenda tudo.
Tentei deixar o mais simplificado e explicado possível. Espero que gostem e aprendam
Aqui vão algumas imagens (para entendê-las, abra a engine e leia as explicações).
Download
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
bem legal, mas como faço um movimento de carro plataforma?, tipo, qdo subir a rampa, ele dar um pulo, e ser puxado pra trás se subir um slope muito vertical?
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Bom, o melhor é usar o Physics pra isso. Mas, caso queira fazer dessa forma, é só adicionar o Seno+180 à velocidade, criar gravidade, uma detecção de colisão com o solo... Bom, aí é só aplicar o Mov. Custom normal nesse sistema de 360.
Acho melhor usar o Physics mesmo, porque usando essa forma vai ficar muito complicado pra você agora.
Acho melhor usar o Physics mesmo, porque usando essa forma vai ficar muito complicado pra você agora.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Gostei, funciona direitinho, mão na roda agora pra quem quiser fazer algum jogo tipo sonic hehehe, so editar alguns parametros e ja era ^^
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Valeu!
Exatamente, essa engine é a base para fazer o movimento do Sonic. A próxima engine que eu postar nesse tema, vai ser o movimento básico do Sonic. Na verdade, o mais difícil mesmo era fazer esse Mov 360. O resto agora é sussa.
Exatamente, essa engine é a base para fazer o movimento do Sonic. A próxima engine que eu postar nesse tema, vai ser o movimento básico do Sonic. Na verdade, o mais difícil mesmo era fazer esse Mov 360. O resto agora é sussa.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Cara, a engine realmente ficou bem legal!! Muito bem feita e bem explicada, parabéns!! Ainda lembro do tempo que você queria muito fazer um jogo do Sonic, mas tinha dificuldade devido às engines gringas, de explicações rasas...
E a grande sacada nem foi só a engine em si. Achei muito boa a ideia da "explicação inicial", na qual você dá logo uma noção geral do que vai ser feito. Isso, juntamente com os comentários, ajuda pra caramba na hora de entender os eventos, porque o leitor já pega a "ideia", o "caminho".
Ainda não pude dar uma estudada nela porque tô realmente cansado agora. Meus olhos mal tão ficando abertos. Mas o capricho é evidente. Parabéns de novo, e obrigado por essa contribuição
E a grande sacada nem foi só a engine em si. Achei muito boa a ideia da "explicação inicial", na qual você dá logo uma noção geral do que vai ser feito. Isso, juntamente com os comentários, ajuda pra caramba na hora de entender os eventos, porque o leitor já pega a "ideia", o "caminho".
Ainda não pude dar uma estudada nela porque tô realmente cansado agora. Meus olhos mal tão ficando abertos. Mas o capricho é evidente. Parabéns de novo, e obrigado por essa contribuição
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Valeu Eskyz kkkkkk Ainda quero! Só que eu queria fazer com uma engine feita do 0 por mim. Agora isso é possível kkkkkk.
Sim, as engines não eram bem explicadas e tinham uma programação bem confusa.
Exatamente, eu fiz essa "intro" pra dar a ideia do que deve ser feito para que a engine funcione. Uma forma de "abrir o caminho para o raciocínio".
kkkkkk Imagino. Poxa, obrigado
Obrigado pelos comentários pessoal Fico muito feliz
Sim, as engines não eram bem explicadas e tinham uma programação bem confusa.
Exatamente, eu fiz essa "intro" pra dar a ideia do que deve ser feito para que a engine funcione. Uma forma de "abrir o caminho para o raciocínio".
kkkkkk Imagino. Poxa, obrigado
Obrigado pelos comentários pessoal Fico muito feliz
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Vou pegar a engine do sonic qdo tiver pronta e adaptar pra um carro, pois os movimentos do sonic é bem parecido com o de um carro. Eu já tentei usar physics mas é mto difícil, e não aceita backdrops, aumentando o gasto de memória do jogo
A engine tá ótima, parabéns!
Edit
seno +180 á velocidade??? não entendi.
-
Moderação: Use o botão EDITAR.
A engine tá ótima, parabéns!
Edit
seno +180 á velocidade??? não entendi.
-
Moderação: Use o botão EDITAR.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Você viu que tem uma variável chamada "Velocidade"? Se você adicionar o Seno do ângulo + 180 à essa variável, você criará um efeito de "gravidade" (apenas no solo). É a lógica...
Se ângulo é 90, Seno é 1, porém como é +180, então seria 270, e Seno de 270 é -1. Adicionando à variável Velocidade, você fará a máscara andar para baixo (já que estando no ângulo de 90, ela só pode estar na parede).
É apenas lógica de programação e matemática. Não recomendo você estudar essa engine agora. Estude mais Mov. Custom básico, Loopings e Trigonometria básica. Quando estiver entendendo tudo certinho, aí sim pode estudar ela.
Se ângulo é 90, Seno é 1, porém como é +180, então seria 270, e Seno de 270 é -1. Adicionando à variável Velocidade, você fará a máscara andar para baixo (já que estando no ângulo de 90, ela só pode estar na parede).
É apenas lógica de programação e matemática. Não recomendo você estudar essa engine agora. Estude mais Mov. Custom básico, Loopings e Trigonometria básica. Quando estiver entendendo tudo certinho, aí sim pode estudar ela.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Mov. custom e looping eu já sei. Só tenho algumas dificuldades em mov. custom plataforma no slope, mas um custom de 8 direções com loop é moleza. De tarde qdo chegar da aula eu posto minha engine 8 direções com loop.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Davimmf2 escreveu:Só tenho algumas dificuldades em mov. custom plataforma no slope
Exatamente, essa engine de Mov 360 Linkado ao Chão é puramente Slope + Trigonometria básica. Por isso que eu disse que não te recomendo a querer aprender ela agora. Mas se você quiser tentar, é bom também, assim aprende coisas novas.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Engine de Movimento 360 Linkado
Então, eu gosto de estudar novas coisas para aprender mais.
Davimmf2- Usuário
- Mensagens : 155
Data de inscrição : 19/03/2014
Localização : Num planeta Muuuito distante, a 360 milhões de km da Terra: Marte
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