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Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
3 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
Página 1 de 1
Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
Pode ser video, slide (tipo Powerpoint), print (com as telas), etc. Mas q nao seja so o demo ja pronto. Pois quero entender a logica de como é feito do incio ao fim.
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
Já fiz um prototipo de movimento desse tipo, é mais simples do que parece, vc apenas tem que definir o tamanho do grid (16x16, 32x32 , 64x64) então o boneco se move conforme a tcla pressionada utilizando o multiplicador do tamanho do grid... por exemplo
seta -> pressionada ---> PosX + 32 (anda pra frente)
seta <- pressionada ---> PosX - 32 (anda pra tras)
dessa maneira o movimento n fica muito suave, para suavisar o movimento vc tem q criar um PosX pra salvar a posição X e um PosXCurrent pra definir a posição x especifica do momento, então vc vai fazer um looping pra andar da PosXcurrent ate a PosX, exemplo:
Looping "andarPraFrente"
PosXCurrent <> PosX ---> PosXCurrent + 1
PosXCurrent = PosX ---> set PosX = PosXCurrent
Não sei explicar muito bem, espero ter ajudado.
*Tinha esquecido de citar, vc não precisa usar nenhuma extensão pra criar este movimento, apenas precisará para salvar o mapa, mas isso é outra parte.
seta -> pressionada ---> PosX + 32 (anda pra frente)
seta <- pressionada ---> PosX - 32 (anda pra tras)
dessa maneira o movimento n fica muito suave, para suavisar o movimento vc tem q criar um PosX pra salvar a posição X e um PosXCurrent pra definir a posição x especifica do momento, então vc vai fazer um looping pra andar da PosXcurrent ate a PosX, exemplo:
Looping "andarPraFrente"
PosXCurrent <> PosX ---> PosXCurrent + 1
PosXCurrent = PosX ---> set PosX = PosXCurrent
Não sei explicar muito bem, espero ter ajudado.
*Tinha esquecido de citar, vc não precisa usar nenhuma extensão pra criar este movimento, apenas precisará para salvar o mapa, mas isso é outra parte.
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
leodigaum escreveu:Já fiz um prototipo de movimento desse tipo, é mais simples do que parece, vc apenas tem que definir o tamanho do grid (16x16, 32x32 , 64x64) então o boneco se move conforme a tcla pressionada utilizando o multiplicador do tamanho do grid... por exemplo
seta -> pressionada ---> PosX + 32 (anda pra frente)
seta <- pressionada ---> PosX - 32 (anda pra tras)
dessa maneira o movimento n fica muito suave, para suavisar o movimento vc tem q criar um PosX pra salvar a posição X e um PosXCurrent pra definir a posição x especifica do momento, então vc vai fazer um looping pra andar da PosXcurrent ate a PosX, exemplo:
Looping "andarPraFrente"
PosXCurrent <> PosX ---> PosXCurrent + 1
PosXCurrent = PosX ---> set PosX = PosXCurrent
Não sei explicar muito bem, espero ter ajudado.
*Tinha esquecido de citar, vc não precisa usar nenhuma extensão pra criar este movimento, apenas precisará para salvar o mapa, mas isso é outra parte.
Mas expliquei q queria com colisão. Isso de movimento eu ja fiz, mas fazer o objeto parar qdo toca num bloco (obstaculo - pode ser backdrop ou outro active).
E esqueci de pôr tambem sobre criar as explosões, onde ela assume a forma de acordo com o espaço entre ela e um bloco (ou backdrop) - posso explicar mais depois agora tenho q ir. Mas é basicamente isso.
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
O mais dificil vc já fez então, pois explosão e detector de colisão são coisas simples usados em qualquer tipo de plataforma, tipo:
Esse é um projeto que eu tava fazendo a um ano atras, fiz um sistema de debug para verificar melhor os erros, assim vc pode ver o funcionamento dos sensores de colisão, funcionam da seguinte forma, se o sensor rosa estiver em cima de um obstaculo, logo aquele lado está bloquiado para se movimentar ignorando qualquer comando para se mover para aquela direção, os sensores azuis são para um sistema que criei de mover blocos, ou seja, se ao lado do personagem tem um obstaculo movel e ao lado dele no sensor azul tiver um espaço livre, aquele bloco pode ser empurrado.

Para a explosão nos eixos X e Y pode usar os mesmos sensores rosas para detectar se a explosão pode se expandir naquele sentido e usar o multiplicador do tamanho do grid conforme a potencia da explosão positivamente e negativamente para haver uma simetria na explosão, espero ter ajudado. Boa sorte.
Esse é um projeto que eu tava fazendo a um ano atras, fiz um sistema de debug para verificar melhor os erros, assim vc pode ver o funcionamento dos sensores de colisão, funcionam da seguinte forma, se o sensor rosa estiver em cima de um obstaculo, logo aquele lado está bloquiado para se movimentar ignorando qualquer comando para se mover para aquela direção, os sensores azuis são para um sistema que criei de mover blocos, ou seja, se ao lado do personagem tem um obstaculo movel e ao lado dele no sensor azul tiver um espaço livre, aquele bloco pode ser empurrado.

Para a explosão nos eixos X e Y pode usar os mesmos sensores rosas para detectar se a explosão pode se expandir naquele sentido e usar o multiplicador do tamanho do grid conforme a potencia da explosão positivamente e negativamente para haver uma simetria na explosão, espero ter ajudado. Boa sorte.
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
leodigaum escreveu:O mais dificil vc já fez então, pois explosão e detector de colisão são coisas simples usados em qualquer tipo de plataforma, tipo:
Esse é um projeto que eu tava fazendo a um ano atras, fiz um sistema de debug para verificar melhor os erros, assim vc pode ver o funcionamento dos sensores de colisão, funcionam da seguinte forma, se o sensor rosa estiver em cima de um obstaculo, logo aquele lado está bloquiado para se movimentar ignorando qualquer comando para se mover para aquela direção, os sensores azuis são para um sistema que criei de mover blocos, ou seja, se ao lado do personagem tem um obstaculo movel e ao lado dele no sensor azul tiver um espaço livre, aquele bloco pode ser empurrado.
Para a explosão nos eixos X e Y pode usar os mesmos sensores rosas para detectar se a explosão pode se expandir naquele sentido e usar o multiplicador do tamanho do grid conforme a potencia da explosão positivamente e negativamente para haver uma simetria na explosão, espero ter ajudado. Boa sorte.
Ah mas esqueci de dizer: agora lembrei esse detalhe, fiz sem usar os detectores.
Vou enviar um anexo depois do arquivo de como fiz.
_____________
EDIT: NO começo usei movimento personalizado (Static), depois tentei com Bouncing ball, mas nao ia fazer diferença pois o movimento GRid na vdd nao era movimento mas simplesmente um item trocava de posição (somando ou subtraindo posição X ou Y, no caso usei distancia de 32 pixels e incremento de 2 pixels até atingir valor de 32, a cada vez q jogador pressionava um botao).
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
Aqui link do arquivo com engine q fiz:
http://www.filedropper.com/movimentogrid-teste
http://www.filedropper.com/movimentogrid-teste
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
Entendo, seu sistema está correto, porem nesse tipo de movimento eu recomendo a utilização de detectores de colisão, tanto para detectar a colisão quanto para verificar o caminho livre para a explosão se expandir, bem, fiz uma pequena e simples modificação no seu sistema e agora está colidindo com o obstaculo.
link:
https://www.dropbox.com/s/u26msfsl5hkr6ok/Movimento%20GRID%20Modificado%20-%20teste.mfa?dl=0
link:
https://www.dropbox.com/s/u26msfsl5hkr6ok/Movimento%20GRID%20Modificado%20-%20teste.mfa?dl=0
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
leodigaum escreveu:Entendo, seu sistema está correto, porem nesse tipo de movimento eu recomendo a utilização de detectores de colisão, tanto para detectar a colisão quanto para verificar o caminho livre para a explosão se expandir, bem, fiz uma pequena e simples modificação no seu sistema e agora está colidindo com o obstaculo.
link:
https://www.dropbox.com/s/u26msfsl5hkr6ok/Movimento%20GRID%20Modificado%20-%20teste.mfa?dl=0
É por enquanto parece q nao tem pra onde correr mesmo, tem q usar detectores. Mas vou tentar fazer com menor qtde de detectores possivel, poi sqto mais elementos maior o tamanho do arquivo e mais o sistema vai ter q processar. Num game de Bomberman com muitos inimigos usando detectores tambem. e se forem muitos ai pode deixar o sistema mais congestionado, dependendo onde se ta executando (PC, mobiles).
Mas vlw pela engine refeita.
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
Você esta criando um jogo de bomberman ?
majorcorps- Usuário
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2015
Idade : 27
Localização : unipresente
Re: Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
majorcorps escreveu:
Você esta criando um jogo de bomberman ?
De Bomberman especificamente não, mas q use engine.
mediamaker- Usuário
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/12/2014
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
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