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Layers-Cada um com sua layer!
+2
Eskyz
Sonic_BR
6 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Matérias :: Iniciante
Página 1 de 1
Layers-Cada um com sua layer!
Layers
Cada um com sua layer,vamos pôr organização aqui!!
Introdução:
Nivel:Iniciante/Fácil *****
O que são layers? E pra que servem?Layers são camadas do frame,se você usa o Photoshop já sabe o que é,você pode abrir a janela de das layers apertando CTRL+K,elas servem para dividir o frame,exemplo:
Layer 1:Fundo 1
Layer 2:Fundo 2
Layer 3:Fundo 3
Layer 4:Player
Layer 5:Objetos na frente do player
Entendendo: Cada layer separa uma parte/objetos do frame,para não embolar o frame e ficar mais fácil a organização,exemplo:
Nessa imagen acima,(não liguem,não sei desenhar bem xD)você vê que fiz 5 layers,entendendo: Na layer 1,o objeto fica no fundo,no 2 um pouco mais pra frente,no 3 mais um pouco,e assim adiante,mas repare que na layer 5 tem uma arvore para enfeitar o jogo,ela ficara na frente do player,ja a outra,a mais branca,fica atrás do player.
Comandos:
Nas layers você usa os seguintes comandos:
Layer aberta,com esse cadeadinho ativado,você pode mover o objeto da layer.
Layer trancada,é bom usar para ajustar objetos em uma layer com outras layers com objetos maiores atrapalhando de mover.
Visão aberta,com essa opção você pode ver a layer.
Visão fechada,com essa opção marcada em uma layer,você não ve a mesma,bom para orgazinar objetos entre objetos grandes de outras layers.
Criar layer.
Deletar layer.
Finalizando:
Neste tutorial,você aprendeu a usar a layers e pra quê servem,elas são muito boas para a orgazinação do seu jogo,não deixe de usa-las!
Então,até a proxima!
Última edição por Sonic_BR em Qua 16 Mar 2011, 16:44, editado 1 vez(es)
Sonic_BR- Usuário
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Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Não é querendo me gabar não, mas... só uma retificação. Intermediário não! Nem a pau o.o. Está mais para facílimo, porque é super simples. O problema é que nem todo mundo vê.
Ajeita ae, mas no todo, aprovada.
Ajeita ae, mas no todo, aprovada.
Última edição por Eskyz em Sáb 19 Mar 2011, 12:03, editado 1 vez(es)
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Foi mal,me empolguei um pouco...
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Valeu Sonic, uso MMF2 há vários anos mas nunca tinha mexido nesse negócio de layers, eu usava o "Order > To back, To front, Forward one..." pra definir que objeto fica na frente ou atrás, agora vou começar a usar layers
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Eskyz escreveu:Só uma retificação. Intermediário não! Nem a pau o.o. Está mais para facílimo, porque é super simples. O problema é que nem todo mundo vê.
Ajeita ae, mas no todo, aprovada.
Com certeza, pra mim Intermediário seria um Movimento Custom bem elaborado...
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Sempre que eu faço um tuto (nem sempre),sempre tem um errinho,será supertição? o.o
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Tutorial muito bem explicativo, só faltou tá explicando que é possível mover os objetos para cada camada dependendo do andamento do jogo. Tirando isso tá dez. Parabéns pelo Tutorial
DragonSky- Administrador
- Mensagens : 24
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 32
Localização : Vargem Grande do Sul
Re: Layers-Cada um com sua layer!
LOL depois de anos de maker eu descobri isso pelo seu tutorial O.O
*Vergonha alheia ever*
*Vergonha alheia ever*
Sonic Flame- Usuário
- Mensagens : 108
Data de inscrição : 17/09/2010
Idade : 26
Localização : Num planeta chamado calor e poop
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Serio,não descobri isso no inicio,descobri muito tempo depois mas faz tempo (lol)
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Sonic_BR escreveu:Serio,não descobri isso no inicio,descobri muito tempo depois mas faz tempo (lol)
Como eu disse a vocês, isso é nivel Iniciante, mas como é um recurso extremamente pouco usado, demora-se a descobrir. Afinal, me digam, pra que vocês usam layers? Nunca usei. Order > To Back / To Front sempre resolveu meus problemas. Por isso, a gente não vê em tutoriais e coisas do tipo.
Não estou desmerecendo o tutorial ao dizer que layers são praticamente inúteis; pelo contrário, o tutorial ficou muito bem feito. Mas o recurso em si... bem, não é de se espantar que vocês tenham demorado a saber que ele existisse.
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Na verdade, é que todo mundo aqui usa o MMFD2 mais bagunçado. Quem gosta de mais organização, separa tudo em Layers. Ex:
Actives para Eventos (Alterables Values e Alterables Strings) -> Layer 1
Backgrounds -> Layer 2
Personagens jogáveis -> Layer 3
Personagens não jogáveis (IA) -> Layer 4
Objetos Coletáveis -> Layer 5
Aí, você vai montando o cenário por blocos. Ex: "Vou montar todo o cenário (Layer 2) e depois colocar os IAs (Layer 4). Agora eu deixo a Layer 4 invisível para colocar os coletáveis (Layer 5)... Ah, vou colocar um cenário que precisa ficar entre o personagem e eu (ou seja, em forma de active). Mas se eu colocar isso, vai bloquear minha visão. Vai para Layer 6. Quando eu precisar editar, ativo a Layer 6"
Ou então pode servir como grupos, iguais aos grupos de eventos (Ex: Start of Frame -> Desativar o grupo "Fulano")
Ex:
Frame de Opções:
Desativar Sangue?
Desativar Efeitos?
Desativar Chuva?
Aí no Frame Editor, separa o Sangue numa Layer, os efeitos em outra e etc...
Quando desativa essas opções no frame de opções, altera o valor no Global Values e pronto, desativa a layer.
Mas não era mais fácil fazer em eventos?
Também. Mas o que ganha mais tempo? Separando objetos em layers ou grupos enormes de eventos para definir a opção selecionada no menu?
Tipo:
Grupo -> Com Sangue
Bala colide no inimigo -> Cria sangue, altera valor de vida e etc...
Grupo -> Sem Sangue
Bala colide no inimigo -> Altera valor de vida e etc... (não cria sangue)
Global Value "Sangue" = 0, desativa grupo "Com Sangue" e ativa grupo "Sem Sangue"
Glubal Value "Sangue" = 1, ativa grupo "Com Sangue" e desativa grupo "Sem Sangue"
Isso em cada frame do jogo. Se tivesse separado em layers, poderia deixar o evento para criar sangue. Mas como a layer está desativada, o sangue não será criado.
Layers são úteis demais. Evita criação de eventos que, no caso, desnecessários.
Actives para Eventos (Alterables Values e Alterables Strings) -> Layer 1
Backgrounds -> Layer 2
Personagens jogáveis -> Layer 3
Personagens não jogáveis (IA) -> Layer 4
Objetos Coletáveis -> Layer 5
Aí, você vai montando o cenário por blocos. Ex: "Vou montar todo o cenário (Layer 2) e depois colocar os IAs (Layer 4). Agora eu deixo a Layer 4 invisível para colocar os coletáveis (Layer 5)... Ah, vou colocar um cenário que precisa ficar entre o personagem e eu (ou seja, em forma de active). Mas se eu colocar isso, vai bloquear minha visão. Vai para Layer 6. Quando eu precisar editar, ativo a Layer 6"
Ou então pode servir como grupos, iguais aos grupos de eventos (Ex: Start of Frame -> Desativar o grupo "Fulano")
Ex:
Frame de Opções:
Desativar Sangue?
Desativar Efeitos?
Desativar Chuva?
Aí no Frame Editor, separa o Sangue numa Layer, os efeitos em outra e etc...
Quando desativa essas opções no frame de opções, altera o valor no Global Values e pronto, desativa a layer.
Mas não era mais fácil fazer em eventos?
Também. Mas o que ganha mais tempo? Separando objetos em layers ou grupos enormes de eventos para definir a opção selecionada no menu?
Tipo:
Grupo -> Com Sangue
Bala colide no inimigo -> Cria sangue, altera valor de vida e etc...
Grupo -> Sem Sangue
Bala colide no inimigo -> Altera valor de vida e etc... (não cria sangue)
Global Value "Sangue" = 0, desativa grupo "Com Sangue" e ativa grupo "Sem Sangue"
Glubal Value "Sangue" = 1, ativa grupo "Com Sangue" e desativa grupo "Sem Sangue"
Isso em cada frame do jogo. Se tivesse separado em layers, poderia deixar o evento para criar sangue. Mas como a layer está desativada, o sangue não será criado.
Layers são úteis demais. Evita criação de eventos que, no caso, desnecessários.
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Layers-Cada um com sua layer!
Sim,por isso postei,eu vi um projeto no Youtube que era tudo arrumadinho,usando as layers,já outro tudo bagunçadão em uma layer só.
Sonic_BR- Usuário
- Mensagens : 477
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 25
Localização : Vitória da Conquista-BA
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