Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fusion Makers
Faça login para usufruir de todos nossos recursos. Ainda não tem uma conta? Inscreva-se já!
Fusion Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Ideia: MMFMakers, do zero
por mediamaker Qua 26 maio 2021, 12:28

» [Flash] Haunt the house
por mediamaker Sáb 19 Set 2020, 16:47

» Como a criar passo a passo engine de Movimento Grid com colisão (tipo Bomberman) completo usadno extensão Array?
por mediamaker Sex 15 Set 2017, 14:19

» CF2.5 -> 26 reais na steam
por Matheus290 Ter 22 Dez 2015, 17:52

» Aplicação com Editbox não tá rodando online
por Matheus290 Sáb 19 Set 2015, 01:38

» A Guilda continua!!!! "Âncora Team" (novo nome)
por weliowl7 Qua 16 Set 2015, 01:52

» Sub-application e Inventario
por majorcorps Dom 23 Ago 2015, 13:11

» Efeito de string
por majorcorps Sáb 22 Ago 2015, 19:55

» [PC] Pitiri 1997
por Matheus290 Sáb 20 Jun 2015, 17:10

» Teclado virtual com Edit Box
por mediamaker Sáb 20 Jun 2015, 14:10

Quem está conectado?
32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 251 em Ter 26 Out 2021, 22:21
Estatísticas
Temos 256 usuários registrados
O último membro registrado é Sitydistta

Os nossos membros postaram um total de 5268 mensagens em 575 assuntos

Dúvidas com 2.5D

+2
Sgt. Lucas
Mark Taylor
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Mark Taylor Ter 03 Jan 2012, 16:12

Olá a todos, sou novo no fórum, e estou buscando algumas informações.

Primeiramente, eu utilizo uma engine 360 pronta do Sonic (Sonic Worlds). A questão é: Quero utilizar ''sprites'' 3D em um ambiente 2D, ou seja: 2.5D.

Atualmente utilizo a resolução 320x240, e pretendo aumentar futuramente para 640x480 quando os ''sprites'' ficarem prontos. A questão é: Para isso acontecer, eu teria de aumentar todos os colisores, para ficar do tamanho dos ''sprites'', que no caso é maior do que um sprite de Sonic convencional. Mas isso perderia espaço em pixels. Em tese, eu teria de aumentar o dobro da movimentação da engine para que não fique estranho, não é?

Mas, não quero que as texturas nem os sprites em HD, percam a qualidade quando forem aumentadas para Full Screen.

O tamanho do ''sprite'' na tela em 640x480 seria esse:

Dúvidas com 2.5D Tumblr_lwk6d4Woei1qmkwg6o1_100


Gostaria de saber de existe alguma maneira de transformar a engine 2D em uma engine 2.5D de verdade, inclusive com suporta a câmera com zoom. Ou alguma extensão que importe modelos 3D, para que a qualidade não seja perdida, ou ainda algo que funcione com Active Objects sem perder a qualidade.

A idéia que queremos chegar é algo parecido com isso:

Dúvidas com 2.5D Sfr032

È possível?

Grato.

Mark Taylor
Usuário

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Sgt. Lucas Ter 03 Jan 2012, 16:41

Olá, você é novo??? Laughing

Acho improvável que você consiga transformar toda engine 2D em 2.5D.
É o mesmo que recriar toda a engine, pois seria necessário outras extensões e outros eventos... Além do mais, para se criar algo como na imagem acima é necessário objetos e background completamente em 3D.

Creio que possa ser feito parecido com sonic 4 sem alterar a engine, mas você teria que ter um bom conhecimento com programas de edição de imagem para deixar tudo em HD ou você teria que ripar os backgrounds com filtro gráfico.

Você que fez essa sprinte do sonic??? Está bem legal xD
Gostei da sua ideia, tirou da minha cabeça né! Razz
Sgt. Lucas
Sgt. Lucas
Usuário

Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Matheus290 Ter 03 Jan 2012, 17:13

Bom, é o seguinte... Pra você conseguir isso, terá que saber Custom. Por que? Porque terá que manter o jogo em 2D, mas com uma tela do OpenGL na frente. Você pode importar os modelos DO MILKSHAPE para o MMFD2 e rodar no OpenGL. Mas tipo, a qualidade não é tão boa (por tão aceitar shaders... eu acho que não aceita...) e vai ficar meio difícil de fazer. Pois você terá que transformar tudo do 2D para 3D. Ou seja, terá que fazer o jogo 2 vezes. Uma em 2D (apenas sensores) e depois em 3D (converter as posições para o 3D). Não é dificil converter as posições. O difícil é fazer com que tudo se encaixe sem defeitos.

-----

A equipe Fire n' Ice tava fazendo o Sonic No Name = Sonic Henceforth = Sonic The Hedgehog. Os gráficos eram todos em 3D, porém, num ambiente 2D.

-----

Já que você quer gráficos bons, resolução 320x240 é horrível. Isso é a resolução do Mega-Drive.

Você teria que por, no mínimo, 1024x576. Ou 1280x720. Mas hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda possuem monitores 1024x768. Na verdade, quase ninguém. Para um jogo de alta qualidade como você quer, teria que ser mais ou menos, 1400x1050.

Depois usar a extensão Full Screen (alguma coisa lá) que cria o Real Full Screen, sem perda de qualidade. Aí sim fica bom.

-----

Sobre a movimentação, depois é só você editar os valores de Aceleração, Velocidade Máxima, Pulo, Gravidade e etc... Isso é o mais fácil de tudo. Não precisa saber praticamente nada de MMF para fazer isso.

-----

Boa sorte com o projeto!
Matheus290
Matheus290
Administrador
Administrador

Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Ricardo Ter 03 Jan 2012, 17:18

talvez, se vc tiver os modelos 3d, pode usar algum desses programas que criam sprites de imagens do modelo 3d.
Ricardo
Ricardo
Usuário

Mensagens : 248
Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 25
Localização : Guarulhos - São Paulo

http://ricardoluis0.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Mark Taylor Ter 03 Jan 2012, 17:46

Obrigado a todos que postaram ajuda ;P

1. Meu pc é horrível.
2. Meu monitor ainda é de tubo, e o máximo que suporta é 1024x768.

Acho improvável que você consiga transformar toda engine 2D em 2.5D.
É o mesmo que recriar toda a engine, pois seria necessário outras extensões e outros eventos... Além do mais, para se criar algo como na imagem acima é necessário objetos e background completamente em 3D.

No caso, essa screen é o sprite do Sonic no tamanho pequeno, mas o tamanho original é muito maior, umas 5x mais. O que possibilita o trabalhar do jogo em qualquer resolução.

Eu queria trabalhar em um 3D falso, ou seja, um modelo 3D feito no modelador, e salvo as animações no formato de imagem e importado com o Active Object. Por isso utilizo o termo "sprite". Mas o interessante é que ele não perca a qualidade quando aumentar em Full-Screen.

Se eu descartar a possibilidade de recriar tudo em 3D, eu terei de logicamente, aumentar os colisores para trabalhar em uma resolução maior. Por exemplo, uma resolução 2x maior. Então, eu teria de aumentar os colisores 2x e teria de recriar os valores da engine com 2x a mais também? Pois como a engine é programada pra andar uma certa quantidade de pixels, aumentando apenas o valor dos colisores, não influenciaria em nada... Então eu teria de mexer nos valores principais da engine, e nos valores da física.

Depois usar a extensão Full Screen (alguma coisa lá) que cria o Real Full Screen, sem perda de qualidade. Aí sim fica bom.

Algum de vocês possui essa extensão?


Você que fez essa sprinte do sonic??? Está bem legal xD
Gostei da sua ideia, tirou da minha cabeça né!

Foi a Rafaela Knight que fez.

A equipe Fire n' Ice tava fazendo o Sonic No Name = Sonic Henceforth = Sonic The Hedgehog. Os gráficos eram todos em 3D, porém, num ambiente 2D.

Até onde eu sei, os sprites do Henceforth mantém a qualidade no modo janela, já no modo Full-Screen eles dão um efeito de borrado.

Grato, novamente.

Mark Taylor
Usuário

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Sgt. Lucas Ter 03 Jan 2012, 20:43

Mark Taylor, você parece ser um cara legal por favor não fique inativo! Very Happy

1. Meu pc é horrível.
2. Meu monitor ainda é de tubo, e o máximo que suporta é 1024x768.
Entrou pro clube...

Sgt. Lucas
Sgt. Lucas
Usuário

Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por leodigaum Qui 05 Jan 2012, 18:01

O motivo de eu ja mexer no mmf2 a mais de 10 anos e n me sentir limitado nele é justamente isso, tudo que as pessoas pretendem fazer nele é possivel so basta pensar um pouco.

Como matheus falou, vc precisará criar um moviment custom, para se movimentar nos eixos X e Y como um jogo 2d normal, porem, vc quer 2.5 D, então vc pode criar um pequena faixa Z de tamanho limitado, porem essa faixa Z que seria o movimento lateral vc deve criar um terreno controle (mascara de terreno) essa mascara definirá o limite do terreno que o personagem pode se mover, para isso necessitará um detector de terreno.

Em resumo, o dector(vermelho) so se moverá por cima da mascara do mapa que esta de verde, a posição Z do movimento lateral precisa ser sempre guardada para quando o personagem pular retornar ao mesmo ponto Z ao final.

^^^^^^^^^^^____________________
^^^^^^^^^^/ ^ ___________________
____________/O/
_____________/
leodigaum
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Mark Taylor Qui 05 Jan 2012, 19:39

Eu ficaria agradecido se alguém mais experiente pudesse me ajudar. Estou com dificuldade para deixar a engine 2x maior, por exemplo.

Sintam-se avontade pra adicionar no msn quem quiser: ma_rco@hotmail.com.br (Tem br)

Mark Taylor
Usuário

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Sgt. Lucas Qui 05 Jan 2012, 20:29

O motivo de eu ja mexer no mmf2 a mais de 10 anos e n me sentir limitado nele é justamente isso, tudo que as pessoas pretendem fazer nele é possivel so basta pensar um pouco.

Como matheus falou, vc precisará criar um moviment custom, para se movimentar nos eixos X e Y como um jogo 2d normal, porem, vc quer 2.5 D, então vc pode criar um pequena faixa Z de tamanho limitado, porem essa faixa Z que seria o movimento lateral vc deve criar um terreno controle (mascara de terreno) essa mascara definirá o limite do terreno que o personagem pode se mover, para isso necessitará um detector de terreno.

Em resumo, o dector(vermelho) so se moverá por cima da mascara do mapa que esta de verde, a posição Z do movimento lateral precisa ser sempre guardada para quando o personagem pular retornar ao mesmo ponto Z ao final.
Ele quer transformar toda engine 2D em 3D mantendo os eventos e tudo... Como ele iria fazer isso que você disse sem mexer nos eventos lol (Não estou duvidando, apenas fiquei confuso xD)
Eu ficaria agradecido se alguém mais experiente pudesse me ajudar.
Isso ai requer OpenGL, os caras mais expert's nesse assunto são o Matheus e o leodigaum e também são os mais ocupados Laughing .


Sgt. Lucas
Sgt. Lucas
Usuário

Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por leodigaum Qui 05 Jan 2012, 23:05

Pelo que eu entendi, a intenção é fazer um jogo 2.5D com graficos 3D, pode ser feito normalmente utilizando o 3dmesh sem mta complicação com 3D ou transformando em sprites as imagens dos objetos 3d... quanto ao modo 2.5D, seria quase um sistema plataforma, porem com um movimento lateral, assim podendo andar n somante pra frente e pra tras como pra cima e pra baixo tb (em um espaço limitado).
leodigaum
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Mark Taylor Sex 06 Jan 2012, 17:42

Sim, mas eu precisaria aumentar a engine para um tamanho maior. E só aumentando não dá certo o tamanho dos colisores e a engine em si não funciona.

Por exemplo, pensem numa engine normal. Com gráficos feitos em modelador 3D, salvos como se fossem sprites. O problema é que a engine 360 foi feita para funcionar na resolução 320x240, e eu queria trabalhar numa resolução maior, o problema é aumentar os colisores e eventos sem dar erros. A maior dificuldade minha é passar a engine para um valor maior.

Mark Taylor
Usuário

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por leodigaum Sáb 07 Jan 2012, 01:14

O problema é que os eventos foram feitos com tamanhos especificos e numeros fixos...

tente criar arquivos de especificações como na maioria dos jogos profissionais utilizando arquivos ini.

exemplo:

[Game]

WindowX=320 (customizavel)
windowY=240 (customizavel)
PersoSize=32 (customizavel)
....

assim por diante, tente fazer que o colisor sempre fique à mesma distancia do personagem atraves de calculos matematicos envolvendo o tamanho do mesmo em escala, e n diretamente colocando numeros fixos.
leodigaum
leodigaum
Usuário

Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Filipe Santos Qui 06 Dez 2012, 17:17

Para importar modelos 3D para o mmf você pode usar a extensão 3D Mesh, disponível em um pack meu de extensões:

https://fusionmakers.forumeiros.com/t619-pack-de-extensoes-para-jogos-3d
Filipe Santos
Filipe Santos
Usuário

Mensagens : 119
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 21
Localização : Fórum MMFMakers LOL

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com 2.5D Empty Re: Dúvidas com 2.5D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos