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Dúvidas com 2.5D
+2
Sgt. Lucas
Mark Taylor
6 participantes
Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
Página 1 de 1
Dúvidas com 2.5D
Olá a todos, sou novo no fórum, e estou buscando algumas informações.
Primeiramente, eu utilizo uma engine 360 pronta do Sonic (Sonic Worlds). A questão é: Quero utilizar ''sprites'' 3D em um ambiente 2D, ou seja: 2.5D.
Atualmente utilizo a resolução 320x240, e pretendo aumentar futuramente para 640x480 quando os ''sprites'' ficarem prontos. A questão é: Para isso acontecer, eu teria de aumentar todos os colisores, para ficar do tamanho dos ''sprites'', que no caso é maior do que um sprite de Sonic convencional. Mas isso perderia espaço em pixels. Em tese, eu teria de aumentar o dobro da movimentação da engine para que não fique estranho, não é?
Mas, não quero que as texturas nem os sprites em HD, percam a qualidade quando forem aumentadas para Full Screen.
O tamanho do ''sprite'' na tela em 640x480 seria esse:
Gostaria de saber de existe alguma maneira de transformar a engine 2D em uma engine 2.5D de verdade, inclusive com suporta a câmera com zoom. Ou alguma extensão que importe modelos 3D, para que a qualidade não seja perdida, ou ainda algo que funcione com Active Objects sem perder a qualidade.
A idéia que queremos chegar é algo parecido com isso:
È possível?
Grato.
Primeiramente, eu utilizo uma engine 360 pronta do Sonic (Sonic Worlds). A questão é: Quero utilizar ''sprites'' 3D em um ambiente 2D, ou seja: 2.5D.
Atualmente utilizo a resolução 320x240, e pretendo aumentar futuramente para 640x480 quando os ''sprites'' ficarem prontos. A questão é: Para isso acontecer, eu teria de aumentar todos os colisores, para ficar do tamanho dos ''sprites'', que no caso é maior do que um sprite de Sonic convencional. Mas isso perderia espaço em pixels. Em tese, eu teria de aumentar o dobro da movimentação da engine para que não fique estranho, não é?
Mas, não quero que as texturas nem os sprites em HD, percam a qualidade quando forem aumentadas para Full Screen.
O tamanho do ''sprite'' na tela em 640x480 seria esse:
Gostaria de saber de existe alguma maneira de transformar a engine 2D em uma engine 2.5D de verdade, inclusive com suporta a câmera com zoom. Ou alguma extensão que importe modelos 3D, para que a qualidade não seja perdida, ou ainda algo que funcione com Active Objects sem perder a qualidade.
A idéia que queremos chegar é algo parecido com isso:
È possível?
Grato.
Mark Taylor- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Olá, você é novo???
Acho improvável que você consiga transformar toda engine 2D em 2.5D.
É o mesmo que recriar toda a engine, pois seria necessário outras extensões e outros eventos... Além do mais, para se criar algo como na imagem acima é necessário objetos e background completamente em 3D.
Creio que possa ser feito parecido com sonic 4 sem alterar a engine, mas você teria que ter um bom conhecimento com programas de edição de imagem para deixar tudo em HD ou você teria que ripar os backgrounds com filtro gráfico.
Você que fez essa sprinte do sonic??? Está bem legal xD
Gostei da sua ideia, tirou da minha cabeça né!
Acho improvável que você consiga transformar toda engine 2D em 2.5D.
É o mesmo que recriar toda a engine, pois seria necessário outras extensões e outros eventos... Além do mais, para se criar algo como na imagem acima é necessário objetos e background completamente em 3D.
Creio que possa ser feito parecido com sonic 4 sem alterar a engine, mas você teria que ter um bom conhecimento com programas de edição de imagem para deixar tudo em HD ou você teria que ripar os backgrounds com filtro gráfico.
Você que fez essa sprinte do sonic??? Está bem legal xD
Gostei da sua ideia, tirou da minha cabeça né!
Sgt. Lucas- Usuário
- Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina
Re: Dúvidas com 2.5D
Bom, é o seguinte... Pra você conseguir isso, terá que saber Custom. Por que? Porque terá que manter o jogo em 2D, mas com uma tela do OpenGL na frente. Você pode importar os modelos DO MILKSHAPE para o MMFD2 e rodar no OpenGL. Mas tipo, a qualidade não é tão boa (por tão aceitar shaders... eu acho que não aceita...) e vai ficar meio difícil de fazer. Pois você terá que transformar tudo do 2D para 3D. Ou seja, terá que fazer o jogo 2 vezes. Uma em 2D (apenas sensores) e depois em 3D (converter as posições para o 3D). Não é dificil converter as posições. O difícil é fazer com que tudo se encaixe sem defeitos.
-----
A equipe Fire n' Ice tava fazendo o Sonic No Name = Sonic Henceforth = Sonic The Hedgehog. Os gráficos eram todos em 3D, porém, num ambiente 2D.
-----
Já que você quer gráficos bons, resolução 320x240 é horrível. Isso é a resolução do Mega-Drive.
Você teria que por, no mínimo, 1024x576. Ou 1280x720. Mas hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda possuem monitores 1024x768. Na verdade, quase ninguém. Para um jogo de alta qualidade como você quer, teria que ser mais ou menos, 1400x1050.
Depois usar a extensão Full Screen (alguma coisa lá) que cria o Real Full Screen, sem perda de qualidade. Aí sim fica bom.
-----
Sobre a movimentação, depois é só você editar os valores de Aceleração, Velocidade Máxima, Pulo, Gravidade e etc... Isso é o mais fácil de tudo. Não precisa saber praticamente nada de MMF para fazer isso.
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Boa sorte com o projeto!
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A equipe Fire n' Ice tava fazendo o Sonic No Name = Sonic Henceforth = Sonic The Hedgehog. Os gráficos eram todos em 3D, porém, num ambiente 2D.
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Já que você quer gráficos bons, resolução 320x240 é horrível. Isso é a resolução do Mega-Drive.
Você teria que por, no mínimo, 1024x576. Ou 1280x720. Mas hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda possuem monitores 1024x768. Na verdade, quase ninguém. Para um jogo de alta qualidade como você quer, teria que ser mais ou menos, 1400x1050.
Depois usar a extensão Full Screen (alguma coisa lá) que cria o Real Full Screen, sem perda de qualidade. Aí sim fica bom.
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Sobre a movimentação, depois é só você editar os valores de Aceleração, Velocidade Máxima, Pulo, Gravidade e etc... Isso é o mais fácil de tudo. Não precisa saber praticamente nada de MMF para fazer isso.
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Boa sorte com o projeto!
Matheus290- Administrador
- Mensagens : 710
Data de inscrição : 18/02/2010
Idade : 30
Localização : Bauru SP
Re: Dúvidas com 2.5D
talvez, se vc tiver os modelos 3d, pode usar algum desses programas que criam sprites de imagens do modelo 3d.
Re: Dúvidas com 2.5D
Obrigado a todos que postaram ajuda ;P
1. Meu pc é horrível.
2. Meu monitor ainda é de tubo, e o máximo que suporta é 1024x768.
No caso, essa screen é o sprite do Sonic no tamanho pequeno, mas o tamanho original é muito maior, umas 5x mais. O que possibilita o trabalhar do jogo em qualquer resolução.
Eu queria trabalhar em um 3D falso, ou seja, um modelo 3D feito no modelador, e salvo as animações no formato de imagem e importado com o Active Object. Por isso utilizo o termo "sprite". Mas o interessante é que ele não perca a qualidade quando aumentar em Full-Screen.
Se eu descartar a possibilidade de recriar tudo em 3D, eu terei de logicamente, aumentar os colisores para trabalhar em uma resolução maior. Por exemplo, uma resolução 2x maior. Então, eu teria de aumentar os colisores 2x e teria de recriar os valores da engine com 2x a mais também? Pois como a engine é programada pra andar uma certa quantidade de pixels, aumentando apenas o valor dos colisores, não influenciaria em nada... Então eu teria de mexer nos valores principais da engine, e nos valores da física.
Algum de vocês possui essa extensão?
Foi a Rafaela Knight que fez.
Até onde eu sei, os sprites do Henceforth mantém a qualidade no modo janela, já no modo Full-Screen eles dão um efeito de borrado.
Grato, novamente.
1. Meu pc é horrível.
2. Meu monitor ainda é de tubo, e o máximo que suporta é 1024x768.
Acho improvável que você consiga transformar toda engine 2D em 2.5D.
É o mesmo que recriar toda a engine, pois seria necessário outras extensões e outros eventos... Além do mais, para se criar algo como na imagem acima é necessário objetos e background completamente em 3D.
No caso, essa screen é o sprite do Sonic no tamanho pequeno, mas o tamanho original é muito maior, umas 5x mais. O que possibilita o trabalhar do jogo em qualquer resolução.
Eu queria trabalhar em um 3D falso, ou seja, um modelo 3D feito no modelador, e salvo as animações no formato de imagem e importado com o Active Object. Por isso utilizo o termo "sprite". Mas o interessante é que ele não perca a qualidade quando aumentar em Full-Screen.
Se eu descartar a possibilidade de recriar tudo em 3D, eu terei de logicamente, aumentar os colisores para trabalhar em uma resolução maior. Por exemplo, uma resolução 2x maior. Então, eu teria de aumentar os colisores 2x e teria de recriar os valores da engine com 2x a mais também? Pois como a engine é programada pra andar uma certa quantidade de pixels, aumentando apenas o valor dos colisores, não influenciaria em nada... Então eu teria de mexer nos valores principais da engine, e nos valores da física.
Depois usar a extensão Full Screen (alguma coisa lá) que cria o Real Full Screen, sem perda de qualidade. Aí sim fica bom.
Algum de vocês possui essa extensão?
Você que fez essa sprinte do sonic??? Está bem legal xD
Gostei da sua ideia, tirou da minha cabeça né!
Foi a Rafaela Knight que fez.
A equipe Fire n' Ice tava fazendo o Sonic No Name = Sonic Henceforth = Sonic The Hedgehog. Os gráficos eram todos em 3D, porém, num ambiente 2D.
Até onde eu sei, os sprites do Henceforth mantém a qualidade no modo janela, já no modo Full-Screen eles dão um efeito de borrado.
Grato, novamente.
Mark Taylor- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Mark Taylor, você parece ser um cara legal por favor não fique inativo!
Entrou pro clube...1. Meu pc é horrível.
2. Meu monitor ainda é de tubo, e o máximo que suporta é 1024x768.
Sgt. Lucas- Usuário
- Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina
Re: Dúvidas com 2.5D
O motivo de eu ja mexer no mmf2 a mais de 10 anos e n me sentir limitado nele é justamente isso, tudo que as pessoas pretendem fazer nele é possivel so basta pensar um pouco.
Como matheus falou, vc precisará criar um moviment custom, para se movimentar nos eixos X e Y como um jogo 2d normal, porem, vc quer 2.5 D, então vc pode criar um pequena faixa Z de tamanho limitado, porem essa faixa Z que seria o movimento lateral vc deve criar um terreno controle (mascara de terreno) essa mascara definirá o limite do terreno que o personagem pode se mover, para isso necessitará um detector de terreno.
Em resumo, o dector(vermelho) so se moverá por cima da mascara do mapa que esta de verde, a posição Z do movimento lateral precisa ser sempre guardada para quando o personagem pular retornar ao mesmo ponto Z ao final.
^^^^^^^^^^^____________________
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____________/O/
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Como matheus falou, vc precisará criar um moviment custom, para se movimentar nos eixos X e Y como um jogo 2d normal, porem, vc quer 2.5 D, então vc pode criar um pequena faixa Z de tamanho limitado, porem essa faixa Z que seria o movimento lateral vc deve criar um terreno controle (mascara de terreno) essa mascara definirá o limite do terreno que o personagem pode se mover, para isso necessitará um detector de terreno.
Em resumo, o dector(vermelho) so se moverá por cima da mascara do mapa que esta de verde, a posição Z do movimento lateral precisa ser sempre guardada para quando o personagem pular retornar ao mesmo ponto Z ao final.
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leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Eu ficaria agradecido se alguém mais experiente pudesse me ajudar. Estou com dificuldade para deixar a engine 2x maior, por exemplo.
Sintam-se avontade pra adicionar no msn quem quiser: ma_rco@hotmail.com.br (Tem br)
Sintam-se avontade pra adicionar no msn quem quiser: ma_rco@hotmail.com.br (Tem br)
Mark Taylor- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Ele quer transformar toda engine 2D em 3D mantendo os eventos e tudo... Como ele iria fazer isso que você disse sem mexer nos eventos lol (Não estou duvidando, apenas fiquei confuso xD)O motivo de eu ja mexer no mmf2 a mais de 10 anos e n me sentir limitado nele é justamente isso, tudo que as pessoas pretendem fazer nele é possivel so basta pensar um pouco.
Como matheus falou, vc precisará criar um moviment custom, para se movimentar nos eixos X e Y como um jogo 2d normal, porem, vc quer 2.5 D, então vc pode criar um pequena faixa Z de tamanho limitado, porem essa faixa Z que seria o movimento lateral vc deve criar um terreno controle (mascara de terreno) essa mascara definirá o limite do terreno que o personagem pode se mover, para isso necessitará um detector de terreno.
Em resumo, o dector(vermelho) so se moverá por cima da mascara do mapa que esta de verde, a posição Z do movimento lateral precisa ser sempre guardada para quando o personagem pular retornar ao mesmo ponto Z ao final.
Isso ai requer OpenGL, os caras mais expert's nesse assunto são o Matheus e o leodigaum e também são os mais ocupados .Eu ficaria agradecido se alguém mais experiente pudesse me ajudar.
Sgt. Lucas- Usuário
- Mensagens : 322
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 25
Localização : Teresina
Re: Dúvidas com 2.5D
Pelo que eu entendi, a intenção é fazer um jogo 2.5D com graficos 3D, pode ser feito normalmente utilizando o 3dmesh sem mta complicação com 3D ou transformando em sprites as imagens dos objetos 3d... quanto ao modo 2.5D, seria quase um sistema plataforma, porem com um movimento lateral, assim podendo andar n somante pra frente e pra tras como pra cima e pra baixo tb (em um espaço limitado).
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Sim, mas eu precisaria aumentar a engine para um tamanho maior. E só aumentando não dá certo o tamanho dos colisores e a engine em si não funciona.
Por exemplo, pensem numa engine normal. Com gráficos feitos em modelador 3D, salvos como se fossem sprites. O problema é que a engine 360 foi feita para funcionar na resolução 320x240, e eu queria trabalhar numa resolução maior, o problema é aumentar os colisores e eventos sem dar erros. A maior dificuldade minha é passar a engine para um valor maior.
Por exemplo, pensem numa engine normal. Com gráficos feitos em modelador 3D, salvos como se fossem sprites. O problema é que a engine 360 foi feita para funcionar na resolução 320x240, e eu queria trabalhar numa resolução maior, o problema é aumentar os colisores e eventos sem dar erros. A maior dificuldade minha é passar a engine para um valor maior.
Mark Taylor- Usuário
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/12/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
O problema é que os eventos foram feitos com tamanhos especificos e numeros fixos...
tente criar arquivos de especificações como na maioria dos jogos profissionais utilizando arquivos ini.
exemplo:
[Game]
WindowX=320 (customizavel)
windowY=240 (customizavel)
PersoSize=32 (customizavel)
....
assim por diante, tente fazer que o colisor sempre fique à mesma distancia do personagem atraves de calculos matematicos envolvendo o tamanho do mesmo em escala, e n diretamente colocando numeros fixos.
tente criar arquivos de especificações como na maioria dos jogos profissionais utilizando arquivos ini.
exemplo:
[Game]
WindowX=320 (customizavel)
windowY=240 (customizavel)
PersoSize=32 (customizavel)
....
assim por diante, tente fazer que o colisor sempre fique à mesma distancia do personagem atraves de calculos matematicos envolvendo o tamanho do mesmo em escala, e n diretamente colocando numeros fixos.
leodigaum- Usuário
- Mensagens : 116
Data de inscrição : 12/06/2011
Re: Dúvidas com 2.5D
Para importar modelos 3D para o mmf você pode usar a extensão 3D Mesh, disponível em um pack meu de extensões:
https://fusionmakers.forumeiros.com/t619-pack-de-extensoes-para-jogos-3d
https://fusionmakers.forumeiros.com/t619-pack-de-extensoes-para-jogos-3d
Filipe Santos- Usuário
- Mensagens : 119
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 21
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Fusion Makers :: Geral :: Dúvidas
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